Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 23, 2013

A evolução da Média de gols do #CearenseChevrolet 2013

DIVULGAÇÃO
FCF - Bolão - Cearense Chevrolet
_______________________________________________________
Por Thiago Minhoca
Após alguns dias de recesso, o blog “Minhocálculos” do Thiago Minhoca volta e trazendo estatísticas das competições de 2013. Este ano, como no ano passado, destacaremos as principais informações dos campeonatos disputados. A diferença é que em 2013 o blog terá outras formas de apresentação (que vocês saberão em breve), mas apenas para melhor apresentar os dados observados.
Dando início aos trabalhos, preparei um gráfico da evolução da média de gols do Cearense Chevrolet 2013 nestas seis primeiras rodadas.
Evolução da média de gols por  rodada.
Evolução da média de gols por rodada.
Fica bastante claro a melhora, ao longo das partidas, da média de gols por rodada, assim resultando uma melhora na média Geral de gols por jogo. Após uma péssima primeira rodada, onde apenas 3 gols foram feitos em 4 jogos, os ataques das equipes foram melhorando seu desempenho quanto a gols, rodada após rodada. Nas três primeira rodadas, por exemplo, sempre houve no mínimo um jogo sem gols das 4 partidas disputadas. Fato que acabou não ocorrendo nas últimas três rodadas disputadas. Aliás, nestas três últimas, saíram ao todo 45 gols, o que corresponde a 69,2% dos 65 gols feitos até aqui no Campeonato.
O aumento de gols, principalmente nos últimos jogos, ocorreu devido aos times do Tiradentes e do São Benedito. Nas últimas 12 partidas realizadas, quatro houve a presença de um dos clubes, e nesses jogos ocorreram 22 gols dos 45 feitos neste período. Resultando um percentual de 48,9% do gols. Se considerarmos todos os jogos, o valor chega  a 53,8% (35 gols em 65 gols feitos) considerando apenas essas 2 equipes. Não por acaso, ambos possuem as piores defesas até aqui (Gols levados: São Benedito – 12 e Tiradentes – 11) e um dos melhores ataques (Gols feitos: Tiradentes – 10 e São Benedito – 8).
Jogos de Tiradentes e São Benedito até a sexta rodada.
Jogos de Tiradentes e São Benedito até a sexta rodada. 

Após a conclusão de um terço da competição, a média de gols terminou muito bem. Esperemos agora se os times continuarão com a mesma eficiência dos últimos jogos, principalmente. Até mesmo porque o saldo de gols e os gols feitos de cada clube serão critério de desempates em caso de igualdade de pontos e vitórias.
Até breve.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima