“Nós teremos, em 2014, uma Copa verdadeiramente nacional, em todo o Brasil. Nenhuma região foi excluída”
Bom Dia, Ministro
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro da última quinta-feira (20), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez um balanço dos preparativos para os grandes eventos esportivos e os investimentos nos atletas brasileiros. Leia abaixo trechos selecionados pelo Em Questão.
Copa do Mundo
Nós teremos, em 2014, uma Copa verdadeiramente nacional, em todo o Brasil. Nenhuma região foi excluída, mesmo ouvindo as críticas e os reparos daqueles que acham que não deveríamos ter Copa na Amazônia. O governo defende que a Copa na Amazônia é uma necessidade. O transporte aéreo é um desafio, mas estamos cuidando para ampliarmos a capacidade dos aeroportos.
E no caso da segurança pública também há um plano do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa, das secretarias de Segurança, das polícias Civil e Militar, da Força Nacional, da Polícia Federal, todos eles integrados no objetivo de oferecer à população, ao torcedor, às delegações e às autoridades toda a segurança na Copa de 2014.
Plano Brasil medalhas
O Plano Brasil Medalhas é para o esporte olímpico, que tem como objetivo fazer com que o Brasil chegue às Olimpíadas de 2016 em posição compatível com a sua condição de sede, e melhorar o nosso desempenho no quadro de medalhas. E temos o Plano de Nacionalização das Olimpíadas, para a construção da infraestrutura da base para a prática do esporte, distribuindo por todo o Brasil, de forma mais equilibrada, os equipamentos esportivos que hoje estão concentrados nos estados mais ricos. Muitos estados brasileiros sequer têm uma piscina olímpica, uma pista oficial de atletismo. E vamos construir 300 centros de iniciação ao esporte em todas as cidades grandes e médias do Brasil. Acho que em 2016 teremos, com muito trabalho, o país preparado para realizar as olimpíadas, mas também preparado para deixar um legado para a sociedade na prática de esporte da atividade física.
Olimpíadas
As Olimpíadas do Rio de Janeiro são um empreendimento com a participação do governo federal, que tem a maior responsabilidade no que diz respeito aos recursos. Mas também da prefeitura do Rio e do governo do estado, e tem a presença, naturalmente, do comitê organizador local, que é a Rio 2016. E vamos analisar todas essas contas, submetêlas ao mais rigoroso escrutínio.
O Tribunal de Contas da União, do estado e do município do Rio de Janeiro, a CGU, todos esses órgãos de controle acompanham a projeção de gastos para as Olimpíadas. E tudo isso será realizado com a mais absoluta transparência.
Categorias de base
Temos alguns programas no Ministério do Esporte e uma legislação que pode ser utilizada para proteger as categorias de base, não apenas do futebol, mas de outros esportes. O lamentável é que muitos clubes, principalmente os grandes, com uma ou outra exceção, não podem receber o benefício da Lei de Incentivo ao Esporte porque não estão com as suas contas em dia. Junto com a CBF e outras instituições, temos planos para revigorar as categorias de base do futebol e de outros esportes, fazendo com que os clubes adotem gestão profissional para poder ter sucesso nesse esforço.
Previdência Social
Vamos regulamentar uma lei que já foi aprovada, com o Ministério da Previdência e o Ministério do Esporte, para oferecer uma pensão aos jogadores campeões de 58, 62 e 70 que necessitem. Haverá um crivo e só aqueles que precisam de fato dessa ajuda receberão uma pequena indenização.
Muitos atravessam dificuldades. Naquele tempo, não havia a remuneração,
os prêmios, os salários que se pagam hoje no futebol, e acho que o Brasil tem a obrigação de amparar aqueles que ajudaram a construir a nossa imagem nacional e internacional.O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
.
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
CALOUROS DO AR FC
quarta-feira, janeiro 02, 2013
Ministro Aldo Rebelo crê numa Copa inclusiva e global
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima