Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, janeiro 28, 2013

O Futuro do Esporte Brasileiro

Por  

 

Não conheço o atual Ministro do Esporte Aldo Rabelo, mas gostei muito da sua sinceridade ao assumir o cargo, ele afirmou “o Brasil não tem e necessita de uma política para o esporte”, não é fácil encontrar um político que critique políticos do seu próprio partido (já que os dois ministros anteriores faziam parte do mesmo partido do atual ministro).

Acho que ter independência e adquirir credibilidade deva ser o ponto de partida para o Ministério do Esporte. Qualquer pessoa com um pouco de lucidez sabe que nos dias de hoje a principal importância de um ministério é servir para ser sucateado para fazer caixa para um partido ou políticos. Se o Ministro conseguir retirar o Ministério do Esporte desta situação, seria um passo importante para se criar uma diretriz para o esporte.

Em um país continental e tão heterogêneo como o nosso, é muito difícil de uma hora para outra estabelecer uma política para o esporte. Creio que deveríamos ir por etapas. Inicialmente estabelecer metas e objetivos para um período de alguns anos. A Espanha fez assim visando Barcelona 92.

Para o Ministério dos Esportes obter sucesso, entendo que algumas premissas são fundamentais:

  • Demonstrar a grandeza e a importância da prática do esporte para o país;
  • Ter no comando gente que entenda, goste e de credibilidade;
  • Massificação dos esportes nas escolas e ajuda aos clubes formadores;
  • Leis de Incentivo para quem trabalha com a base;
  • Valorização dos professores de Educação Física;
  • Demonstrar a importância do esporte na formação do cidadão e na prevenção da saúde;
  • Não liberar verbas para a construção de mais nada. Vamos sim, recuperar e manter o que já existe.
  • Aumentar em muito a verba destinada ao COB. O repasse nos últimos anos melhorou, mas ainda é muito pouco.

Sobre os itens acima gostaria de dar dois exemplos:

- Nos EUA, até alguns anos atrás, a Educação Física não era obrigatória, e hoje ela é por um simples motivo, eles pesquisaram e verificaram que para cada dólar investido no esporte eles economizavam seis na saúde.

- Holanda e Itália, dois países de tamanho e população bem menores do que o Brasil, os seus Comitês Olímpicos têm verbas bem superiores as do COB.

O COB deveria ter uma forte atuação, um espaço dentro do Ministério dos Esportes no trabalho de massificação esportivaO COB deveria ter uma forte atuação, um espaço dentro do Ministério dos Esportes no trabalho de massificação e …

E por falar no COB, seu presidente Carlos Arthur Nuzman, com seu dinamismo e apoio do poder público, elevou o status do esporte brasileiro. Fez um trabalho incrível ao trazer grandes eventos como o PAN de 2007 e as Olimpíadas para o Brasil.

Acho que pouca gente sabe realmente onde começa e termina a responsabilidade do COB. Acho pequeno o espaço do COB dentro da estrutura do esporte brasileiro. Vejo com entusiasmo o fato de diversos ex-atletas hoje serem funcionários do Comitê, ao lado de outros profissionais de larga experiência. Fui a Londres e a estrutura oferecida por eles aos atletas, treinadores e demais integrantes da delegação brasileira foi impecável. Nada a desejar a qualquer país de primeiro mundo.

Vejo com entusiasmo o fato de diversos ex-atletas hoje serem funcionários do Comitê, ao lado de outros profissionais de larga experiência.Vejo com entusiasmo o fato de diversos ex-atletas hoje serem funcionários do Comitê, ao lado de outros profissionais …

Acredito que, com as experiências do seu grupo de profissionais, o COB deveria ter uma forte atuação, um espaço dentro do Ministério dos Esportes no trabalho de massificação esportiva. O Ministério seria o responsável por elaborar a parte política da iniciação esportiva nas escolas, clubes e o COB, junto com as Confederações, seriam o responsável pelo desenvolvimento técnico desde a iniciação. Eu, no próximo artigo, demonstro como esta união ajudaria ao esporte brasileiro.

Hoje, a principal função do Comitê Olímpico Brasileiro é repassar verbas para as Confederações, utilizando a meritocracia. Será esta a única maneira de exercer poder sobre Confederações Brasileiras.

Somente por mérito, a distância entre as chamadas “grandes” Confederações e as “pequenas” serão cada vez maiores.

Todas as Confederações deveriam apresentar ao COB seus planejamentos, objetivos, convocações e contratação de treinadores e demais profissionais. Depois então de analisar estas solicitações, seria feita a destinação de verbas de acordo com as necessidades, possibilidades de conquistas e outros.

Por estes motivos o COB deveria ter um poder oficial para ajudar, intervir e cobrar mais das Confederações.

Existem algumas situações que eu discordo completamente. Por Lei é proibido repasse de verbas para Confederações, caso o seu presidente seja profissional e receba salários. Considero, nos dias de hoje, ridículo este fato. Devemos pressionar para que este item seja alterado, devemos trazer transparências eliminar possibilidades de ganhos justos, mas de forma incorreta.

Hoje quase todos os presidentes de Confederações, Federações, Clubes e etc. são acusados de serem sócios de empresários ou ocultos da empresa de marketing que cuida do órgão da qual presidem. Alterando a Lei , profissionalizando os dirigentes, fazendo sempre licitação aberta para tudo, e proibindo contratos de exclusividades por longos períodos, inibiríamos ações e grande parte destas acusações que trazem um desgaste muito grande.

Outro fato que sou totalmente contra é a questão eleitoral. Sei que hoje, é um efeito cascata. O COB e as Confederações copiam o estatuto das Federações Internacionais, as quais estão filiados. Um regulamento que limita ao máximo o número de candidatos a uma eleição. Hoje para poder ser candidato ao COB, o possível candidato deve ser presidente de uma Confederação ou ser um Diretor não remunerado do COB há diversos anos.

Zé Roberto Guimarães, Maria Ester Bueno, Zico, Gustavo Borges, Bernardinho, Hortência, Pelé, Galvão Bueno ou o Marcus Vinicius Freire, atual Superintendente do COB, por exemplo, não poderiam ser candidatos à Presidência do Comitê.

O fato de terem construído uma vida vitoriosa no esporte não nos dá e não lhes dá a certeza de que seriam bons presidentes, mas poderia ao menos dar o direito de serem candidatos pela longa vivência dentro do Esporte.

E cito outro exemplo. No dia em que Ary Graça, o Presidente da CBV, lançou a sua candidatura a FIVB, eu o procurei para dizer que gostaria de me candidatar ao seu lugar na Confederação Brasileira de Vôlei. Mas para ser candidato a CBV você precisa ser Presidente de Federação Estadual há mais de nove anos ou Diretor da CBV há mais de cinco anos.

O fato de estar ligado ao vôlei há 42 anos, sendo 38 como treinador não me permite ser candidato. E digo mais: Bernardinho e Zé Roberto, os dois maiores vencedores do vôlei mundial caso quisessem, também não poderiam ser candidatos. Não preenchem as condições básicas que o cargo requer.

Com este tipo exigência, fica praticamente impossível o surgimento de novos nomes. Se um presidente fica 10, 15, 20 anos no poder, seus possíveis sucessores também ficam 10,15, 20 anos envelhecidos.

Modifiquem estes estatutos, sejam democráticos, democratizem o esporte permitindo a todos o direito de se candidatarem.Modifiquem estes estatutos, sejam democráticos, democratizem o esporte permitindo a todos o direito de se cand …

Sei que muitos presidentes querem ter o prazer de continuar até o Rio 2016, acho de certa forma justo, mas, por favor, ao saírem, façam um ato de amor ao esporte: modifiquem estes estatutos, sejam democráticos, democratizem o esporte permitindo a todos o direito de se candidatarem. E depois, deixem para as urnas decidirem.

Amanhã apresento algumas ideias e sugestões para o esporte brasileiro.

.

2 comentários:

  1. Favoritei o texto no twitter logo quando foi postado. Li somente agora e, de modo algum, o que você diz deixa de ser atual. O que embarreira muita coisa no país é a burocracia, mas também o apego ao 'poder', aos cargos, etc... Fortalecer federações e/ou confederações é necessário, mas como fazer isso? Temos, por exemplo, a CBV (entidade representativa de um dos esportes brasileiros mais vitoriosos no mundo) que não significa que os órgãos a nível estadual também tenham a mesma força ou organização. Sem dúvida nenhuma é importante massificar o esporte nas escolas, mas é preciso lembrar também do esporte universitário, fortalecer e/ou criar campeonatos que valorizem os talentos nascidos em cada estado.

    Benê, e a avaliação de hoje continua a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara Crisneiva,

      Meu blog nasceu para que eu interagisse com pelo menos 30% dos textos nele postados. Infelizmente não pude cumprir isto, e ele acabou sendo, como tenho anunciado, uma coletânea de bons textos de terceiros, aos quais cuido em dar-lhes o devido crédito.

      Portanto, o texto acima não é meu, e se mérito há de minha parte é tê-lo escolhido para reprodução em meu blog.

      Quanto a valorizar o esporte universitário, infelizmente não temos essa tradição, e é preciso que façamos todo um trabalho que possa dar alento a uma inciativa tão grandiosa.

      Quero que saiba que o Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC) do qual participamos tem feito um trabalho com esse fim, estimulando a criação dos Conselhos Municipais.

      Na próxima terça (14/05) estaremos promovendo (CDEC e SESPORTE) um 1º Encontro Estadual com os Secretários de Esporte dos Municípios cearenses, em que será apresentada proposta de criação dos Conselhos Municipais e fortalecimento dos poucos já existentes.

      Os presentes terão todo o nosso suporte, tais como informações, conceitos, histórico e modelos de Estatuto e Regimento Interno desses conselhos.

      Trata-se de um árduo trabalho que poderá produzir resultados em curto prazo, desde que haja um bom nível de participação popular, além da vontade política dos prefeitos e secretários de esporte em dotar esses instrumentos das condições indispensáveis a que possam funcionar efetivamente.

      Abraço.

      Excluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima