Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, janeiro 01, 2013

AS RECEITAS E MÉDIAS DE PÚBLICO DO BRASILEIRÃO 2012

Por 



CORINTHIANS TEM MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO E MAIOR ARRECADAÇÃO. ATLÉTICO MINEIRO, MAIOR TAXA DE OCUPAÇÃO E MAIOR TICKET MÉDIO

A torcida corintiana sempre lotando o Pacaemb (Foto: Nelson Almeida/AFP)
A torcida corintiana sempre lotando o Pacaembú (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Com um excelente sistema de medição, o 
Globoesporte.com mostrou a média de pouco mais de 13 mil espectadores por partida do Brasileirão. Os números são muito ruins, tanto de média de público como da ocupação do estádio. O Corinthians foi o time que mais levou torcedores ao estádio. Mais de 25 mil pagantes, estiveram em média nos jogos do atual campeão da Libertadores. Mas se o assunto for ocupação de estádio, a taxa média do Atlético Mineiro foi a maior do Brasileirão, ocupando 79% do Novo Independência em média.
* O ranking leva em consideração os números como mandante apenas
** A ocupação é calculada de acordo com a capacidade oficial do estádio, liberada para a venda de ingressos
Os motivos para o afastamento dos torcedores dos estádios são vários. Insegurança, violência, transportes, acessos, estrutura, preço do ingresso, alimentação, qualidade do jogo e do gramado, pay-per-view e outros componentes são os principais argumentos para a baixa ocupação dos estádios da elite do futebol brasileiro.
O São Paulo foi responsável por três dos maiores públicos do campeonato. A apresentação de Ganso à torcida e o bom momento do time na segunda parte do campeonato favoreceram esses números. Já o Atlético-GO esteve envolvido em todos os cinco piores públicos do campeonato, quatro deles como mandante.
No entanto, o que mais dificulta uma melhora no atual cenário é a indisponibilidade dos principais estádios, que estão em processo de remodelação para a Copa das Confederações em 2013, e para a Copa do Mundo FIFA em 2014. O único estádio da nova geração, o Estádio Independência, que albergou os jogos de Atlético Mineiro e Cruzeiro, já apresentou números muito positivos em seu primeiro campeonato, embora não seja o estádio oficial de ambos clubes.

ARRECADAÇÃO COM BILHETERIA

O Corinthians mais uma vez transformou o tamanho de sua torcida em receitas para o clube, de acordo com o Blog Teoria dos Jogos. Já o Atlético Mineiro foi o clube que conseguiu aplicar o maior ticket médio.

CLUBE

RECEITA BRUTA

MÉDIA POR JOGO

PÚBLICO TOTAL

MÉDIA PÚBLICO

TICKET MÉDIO

1 Corinthians $14,108,079 742,530 479,226 25,222 $29.44
2 Atlético MG $12,216,670 642,983 347,204 18,274 $35.19
3 Grêmio $11,267,068 593,004 447,076 23,530 $25.20
4 São Paulo $10,522,733 553,828 461,659 24,298 $22.79
5 Bahia $7,198,040 378,844 360,647 18,981 $19.96
6 Palmeiras $6,419,301 337,858 227,679 11,983 $28.19
7 Sport $6,299,800 331,568 338,402 17,811 $18.62
8 Cruzeiro $6,192,640 325,928 221,867 11,677 $27.91
9 Fluminense $5,969,285 314,173 240,231 12,644 $24.85
10 Náutico $4,973,267 261,751 256,790 13,515 $19.37
11 Botafogo $4,900,625 257,928 161,916 8,522 $30.27
12 Flamengo $4,765,440 250,813 232,752 12,250 $20.47
13 Vasco $4,231,400 222,705 143,618 7,559 $29.46
14 Coritiba $4,165,367 219,230 138,999 7,316 $29.97
15 Atlético GO $3,408,900 179,416 106,149 5,587 $32.11
16 Internacional $2,965,040 156,055 176,130 9,270 $16.83
17 Santos $2,835,299 149,226 154,049 8,108 $18.41
18 Figueirense $2,822,150 148,534 151,988 7,999 $18.57
19 Portuguesa $2,245,345 118,176 80,490 4,236 $27.90
20 Ponte Preta $1,560,181 82,115 117,920 6,206 $13.23
Fernando Martinho é um profissinal de comunicação, atualmente trabalha na agência de publicidade NBS. Foi sócio-fundador da Futebol Mídia e teve passagens pela Futbol Sites Network da Argentina e Hi-Mídia. Estudou comunicação social na Universidad Nacional de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima