Quando estava pesquisando para meu mestrado na década de 90, encontrei na biblioteca da Universidade Estadual de Campinas três manuais para o ensino do futebol muito interessantes.
Estes manuais sistematizavam o ensino do futebol na Associação Cristã de Moços (ACM) dos Estados Unidos, que em inglês é conhecida pela sigla YMCA, organizando-o em três ligas pedagógicas: a Kickers (alunos com idade equivalente ao 4º e 5º ano da nossa educação básica); a Jugglers (6º e 7º ano); e a Strikers (para a faixa etária dos alunos do 8º e 9º ano).
Vejo que estes indicativos da YMCA contribuem para fortalecer as propostas construídas sob a égide das novas tendências em pedagógica do esporte, trazendo algo novo, criativo e organizado em termos de pedagogia para o ensino do esporte, em particular do futebol.
Inicialmente, quero apresentar as ideias básicas do manual para a liga de futebol menor: a Liga Kickers, como já mencionei, destinada aos alunos de níveis de quarto e quinto anos (antigas terceira e quarta séries).
Vale lembrar que nos Estados Unidos os esportes são ensinados nas escolas formais. Esta liga traz alguns princípios pedagógicos muito pertinentes às discussões pedagógicas atuais.
Por exemplo, citando alguns:
- alunos podem cometer erros;
- os alunos devem aprender a trabalhar em equipe;
- cada equipe é composta por sete jogadores;
- o campo é menor;
- as traves são menores;
- a bola é mais leve;
- todos os jogadores devem jogar, não importa tamanho, peso, habilidades, sexo...
- todos devem se esforçar para aprender;
- aquecimento antes da aula (warm-up, não só físico, mas também para as habilidades do jogo)
- estar sempre aprendendo novas habilidades;
- todos os alunos devem aprender a jogar em todas as posições; um dia treina-se na defesa, outro no ataque;
- aprender com alegria, fazendo da aula um momento de diversão;
- terminar a aula com uma discussão em grupo.
Os técnicos da YMCA procuram, através de jogos e brincadeiras, desenvolver as seguintes habilidades básicas do jogo de futebol nesta liga:
- controle de bola: manter a bola perto dos seus pés, pois, se tentar um chute ou um drible com a bola longe dos seus pés, o adversário sempre lhe roubará a bola;
- passe ou chute (usando qualquer parte dos pés): usar sempre os dois pés;
- domínio de bola;
- drible (drible com os dois pés, para os dois lados, mantendo a bola próxima dos pés, olhar com a cabeça erguida para observar o jogo e a colocação dos outros jogadores);
- posições no jogo (ataque, meio campo e defesa)
Além das habilidades básicas do jogo, os técnicos (coachs) na liga kickers ainda devem desenvolver algumas noções de jogo ofensivo e defensivo, como descreverei a seguir:
jogo ofensivo
- manter-se em movimento;
- mover-se sem a bola;
- não aglomerar o jogo;
- troca de passes;
jogo defensivo
- marcar perto;
- antecipação;
- reduzir a chance do passe;
- reduzir o ângulo do chute;
- manter a bola longe da área;
Uma das mais importantes lições que os jovens alunos devem aprender, segundo a YMCA, é a assimilação destas fundamentais regras:
- aprender o fair play (traduzido como jogo-honesto);
- faça o seu melhor jogo, não se preocupe com o erro;
- jogue para o time;
- mostrar respeito a todos e acatar as decisões do juiz (que sempre pode cometer erros como qualquer jogador que perde um gol);
- respeitar as regras e o adversário (que não é seu inimigo).
Posso sintetizar a ideia principal da filosofia desenvolvida na liga kickers, nesta citação direta do manual: “Se você der um mau chute ou, um mau passe, não se preocupe. Na YMCA futebol, técnicos e jogadores compreendem que erros acontecerão. A coisa importante é tentar, para melhorar e se divertir. Então, não fique para baixo você e seu time. Mantenha sua cabeça levantada e fique no jogo”.
Acredito que são lições importantes para todos os interessados e comprometidos com as novas tendências em pedagogia do esporte, e especialmente em pedagogia do futebol. Ou melhor, ironicamente os americanos nos ensinando como organizar um processo de ensino do futebol.
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Benê Lima