Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Portuguesa investe em realidade ampliada

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


Lançada oficialmente nesta quinta-feira, a nova camisa 3 da Portuguesa, produzida em parceria pela Penalty e pela grife Cavalera, será tema de uma promoção do clube. A ação foi idealizada pela agência Fri To, especializada em mídias interativas, e terá como tema a realidade aumentada.

O novo uniforme rubro-verde tem na manga direita um quadrado branco com um "L" no interior. O torcedor que comprar a camisa terá de posicionar esse pedaço na frente da webcam de um computador. Isso mostrará um código que dá acesso a um questionário.

A Fri To criou um site para acomodar as perguntas (www.tudosobrealusa.com.br). Esse portal funcionará durante todo o ano, com questões sobre a história da Portuguesa. Os torcedores que tiverem um aproveitamento melhor ganharão prêmios (a distribuição será feita de acordo com ranking do mês, do bimestre e da temporada).

A maioria dos prêmios tem como mote o relacionamento. Há a possibilidade de assistir a um treino da Portuguesa dentro de campo ou de entrar na concentração da equipe, por exemplo. No fim de 2010, o torcedor que acertar mais respostas poderá reunir amigos e disputar uma partida no Canindé, com participação de atletas do time máster do clube.

"Nós somos o primeiro clube de futebol do mundo a lançar uma ação com realidade aumentada no uniforme. A Adidas também está desenvolvendo algo com a tecnologia, mas para um tênis. E isso ainda não chegou ao mercado", disse Roberto dos Santos, vice-presidente de marketing da equipe rubro-verde.

A aposta da Portuguesa é que esse perfil inovador tenha um alinhamento com a proposta do uniforme, que foi desenvolvido pela Cavalera, que é uma grife voltada ao público jovem. "A parceria já trouxe esse pensamento ao clube, e a promoção é uma oportunidade importante de posicionamento", afirmou Gustavo Pehrsson, da Fri To.

Antes de fechar com a Portuguesa, a agência já desenvolvia trabalhos com realidade aumentada. O clube do Canindé foi o primeiro do futebol brasileiro a abrir as portas para um projeto desse tipo.

A camisa lançada nesta sexta-feira é a segunda versão de um uniforme desenvolvido para a Portuguesa pela Penalty e a Cavalera. Assim como o primeiro modelo, o uniforme é predominantemente preto. A diferença é que a edição anterior tinha uma listra verde e outra vermelha, ambas verticais, no lado direito do peito. A atual, em vez disso, tem uma cruz de São Jorge cinza e detalhes que remetem a azulejos portugueses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima