Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, janeiro 15, 2010

O poder do dinheiro
Manchester City tem tudo para ficar entre os três primeiros da Premier League
Equipe Universidade do Futebol

A Análise de Desempenho da Castrol responde algumas perguntas recorrentes sobre a ligação entre o dinheiro que um clube gasta com jogadores e as suas perspectivas de sucesso.

• O gasto do Manchester City na temporada deve garantir sua colocação entre os três primeiros;

• Os clubes que mais investem têm maior probabilidade de ganhar o título;

• Para sobreviver, os times que subiram para a primeira divisão devem investir seriamente.

Os Analistas de Desempenho da Castrol comprovaram uma ligação direta entre o dinheiro que um time gasta com jogadores e as suas perspectivas de sucesso, incluindo:

Gasto do Manchester City na temporada deve
garantir sua colocação entre os três primeiros

O investimento de 124 milhões de libras do Manchester City em novos jogadores faz do clube o maior investidor da Premier League desta temporada. A Análise de Desempenho da Castrol mostra que 90% dos clubes que mais gastaram nas cinco principais ligas da Europa terminaram entre as três primeiras colocações nas últimas quatro temporadas.

O rompante de gastos de Mark Hughes resultou na chegada no Estádio da Cidade de Manchester de grandes nomes como Carlos Tevez, Emmanuel Adebayor, Kolo Toure e Roque Santa Cruz, que se uniram às estrelas existentes, incluindo Robinho.

Através do uso de análises, tecnologia e inovação, os Analistas da Castrol demonstraram que esse nível de gastos deve ser suficiente para abrir as portas da restrita cabeça de chave, onde o Manchester United, o Liverpool, o Chelsea e o Arsenal vêm dominando as quatro primeiras colocações há quatro anos.

O progresso esperado do Manchester City reflete uma tendência que chega aos resultados da liga, enfatizando a ligação entre o dinheiro gasto em novos jogadores e a colocação conquistada na temporada.

Na Premier League, os clubes que mantiveram ou melhoraram as suas posições ao longo da temporada gastaram em média quase 35 milhões de libras em novos jogadores, enquanto os times que recuaram gastaram apenas 30 milhões de libras. Esse padrão foi mantido nas outras quatro grandes ligas européias.

Times e suas respectivas posições na liga segundo a média de gasto (libras esterlinas) – Últimas quatro temporadas


Clubes que mais investem têm maior probabilidade de ganhar o título


A Análise de Desempenho da Castrol mostra que 12 entre 20 times que gastaram mais dinheiro em novos jogadores nas cinco principais ligas de futebol da Europa acabaram conquistando o título nos últimos quatro anos.

O Real Madrid pode, com razão, acreditar que é possível acabar com o domínio do Barcelona na liga espanhola, após ter gastado nada mais nada menos que 229 milhões de libras no período de transferências desta temporada. Esse valor é muito maior do que o valor gasto pelos seus rivais na Espanha.

Este ano, os torcedores do Manchester City têm motivos reais para estarem otimistas com a possibilidade de vencer os atuais campeões e rivais locais Manchester United e garantir o primeiro título em 42 anos.

Os times que mais gastaram nesta temporada foram vencedores em três das últimas quatro temporadas na La Liga espanhola e na Ligue 1 francesa.

Vencedores de títulos que também ficaram entre os maiores investidores – Últimas quatro temporadas


Para sobreviver, times que subiram para a
primeira divisão devem investir seriamente


Os times que recentemente subiram para a primeira divisão e que conseguiram sobreviver a sua primeira temporada da Premier League gastaram uma média de 24 milhões de libras em novos jogadores, de acordo com a Análise de Desempenho da Castrol.

São 9 milhões de libras a mais do que a média de 15 milhões de libras que foram gastas pelos clubes que foram rebaixados.

Isso significa que o Burnley é o time que mais tem chance de voltar para a segunda divisão apesar do seu sucesso antecipado ao vencer o Manchester United e o Everton, que terminou em quinto colocado na última temporada. O Burnley gastou apenas 6,9 milhões de libras após 33 anos sem participar da primeira divisão.

Os Analistas de Desempenho da Castrol concluíram que essa tendência se repete em quatro das cinco maiores ligas européias, embora os valores sejam muito maiores na Inglaterra.

Na Alemanha, o Hoffenheim gastou 10,6 milhões de libras no ano passado, ou seja, três vezes mais do que a média necessária para permanecer na Bundesliga, e terminou a temporada com uma fantástica sétima colocação. Na Serie A Italiana, o Napoli gastou 41,4 milhões de libras quando foi promovido em 2007, o que o ajudou a conquistar a oitava posição.

A única liga que não seguiu o padrão foi a espanhola, onde, na verdade, os times que gastaram mais do que os seus rivais diretos também promovidos mostraram uma maior probabilidade de serem rebaixados. O Celta de Vigo gastou apenas 890 mil libras após ter subido em 2005 e mesmo assim conseguiu terminar em sexto.

Gastos médios com transferências dos times promovidos (£) – Últimas quatro temporadas



Talvez sem surpresas, os times que mais gastaram nas últimas quatro temporadas foram os clubes da Premier League inglesa, com gastos médios de cerca de 31 milhões de libras por ano, ou seja, quase o dobro da média das cinco ligas européias mais importantes.

A Castrol continuará a levar aos torcedores a sua experiência e paixão pelo futebol, oferecendo análises exclusivas sobre aquilo que os times e os jogadores precisam para demonstrar desempenhos vencedores em direção à Copa do Mundo da Fifa 2010™.

Dinheiro gasto por time por temporada (£) – Últimas quatro temporadas


Fonte: Castrol Football

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima