Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, janeiro 05, 2010

Pré-temporada, um dos pilares para o sucesso em torneios de longa duração
Objetivo é a excelência na performance

Luiz Cesar Martins

Introdução

O atual calendário do futebol brasileiro criou mais um grande desafio a ser vencido por todos os profissionais envolvidos dentro e fora das quatro linhas. O Campeonato Brasileiro da Série A deste ano termina no dia 19 de dezembro e os estaduais começam no início de 2005. O Campeonato Paulista, por exemplo, tem sua rodada inicial marcada para o dia 19 de janeiro.

Na abordagem deste trabalho, o objetivo é demonstrar o planejamento e, principalmente, o plano de ação desses profissionais de áreas, realidades e recursos distintos, no desenvolvimento de base para um alto rendimento, através da análise da metodologia aplicada na pré-temporada 2003/04, onde na realidade ocorre a junção do conhecimento científico e empírico na busca de um resultado único - a excelência da performance.

Muitas etapas são cumpridas antes de sua execução no campo prático, tendo como início a definição da meta e filosofia do clube para a temporada. Forma-se, então, a equipe de profissionais que executarão o trabalho (comissão técnica e grupo de apoio).

A partir da definição do objetivo e filosofia de trabalho, inicia-se a fase de diagnóstico, que tem como foco central a produção de informações pluridisciplinares.

Posteriormente, através do suporte da Bioestatística e Informática, estas informações serão analisadas e o processo de transferência de métodos permitirá a interação entre cada disciplina no desenvolvimento de um plano de ação, cuja meta central é garantir a excelência na condição geral para o jogo.

Muitas outras disciplinas se apresentariam como meio facilitador na busca da melhor performance. Porém, o sucesso deste conceito depende não dá disciplina em si, mas sim, de cada indivíduo que irá manejar, transportar e materializar o produto da informação, formando uma unidade de conhecimento e criação a partir do coletivo soldado ao objetivo comum.

A estruturação da pré-temporada consiste na elaboração de um conjunto de ações que resultarão na pré-temporada propriamente dita. Veja, a seguir, como cada disciplina atuará nesta fase:

Fase 1 - Setor Administrativo

Definição de metas e filosofia do clube
Composição da equipe de trabalho (comissão técnica e equipe de apoio)

Fase 2 - Comissão técnica e equipe de apoio

Fase de diagnóstico pluridisciplinar, composto das seguintes disciplinas:
- Medicina (Ortopedia e Clínica), Fisioterapia e Odontologia: função - exploratória no campo das fisiopatologias, estabelecendo o perfil morfofuncional e possíveis anormalidades no estado da bioquímica sangüínea, que comprometeriam a capacidade de adaptação do atleta à carga de treinamento.

- Nutrição: função - determinar o perfil de ingestão dos micronutrientes e macronutrientes, principalmente no que diz respeito à sua quantidade e qualidade.

- Biomecânica: função - investigar falhas de execução dos gestos característicos do jogo, tipo de equipamento e material que será utilizado, minimizando fatores de risco para lesões e perda de performance.

- Fisiologia do Exercício: função - determinar o estado atual da aptidão física dos atletas, estabelecendo parâmetros quanto às principais variáveis fisiológicas solicitadas pela prática do jogo.

- Serviço Social: função - identificar as principais necessidades dos atletas e família, buscando imediata adaptação à cidade e ao clube, procurando dar tranqüilidade para um perfeito desenvolvimento da atividade profissional do atleta.

- Psicologia: função - determinar o perfil comportamental e emocional do atleta.

- Preparação Física: função - desenvolver o programa de preparação física. Visitar os locais de treinamento para adaptação e aplicação prática. Avaliar o estado dos equipamentos e materiais que serão utilizados na temporada.

- Técnico e assistente-técnico: função - diagnosticar as características gerais dos atletas. Função do técnico: planejar coordenar a pré-temporada; planejar e executar treinos técnicos e táticos. Função do assistente-técnico: organizar a logística da pré-temporada juntamente com o restante da organização técnica; organizar fichas para controle de treinamentos e planejamento da fase.

Fase 3 - Análise dos dados

Processamento de dados e análise interdisciplinar com suporte da Bioestatística e Informática no processo de gerenciamento das informações.

Fase 4 - Plano de ação

Desenvolvimento do plano de ação a partir da criação multifatorial e coletiva na busca do foco "excelência para a condição de jogo".

Fisiologia do Exercício:
- Fornece a base para aplicação dos dois princípios fundamentais do treinamento desportivo: sobrecarga e individualidade biológoica.

- Monitora a relação planejamento x resposta fisiológica do atleta, via controle de qualidade do treinamento.

Preparação física:
- Adaptação e aplicação dos conceitos do treinamento desportivo, garantindo a base para que o atleta possa ter condições de impor um ritmo de jogo intenso e com qualidades para um desenvolvimento efetivo para qualquer plano técnico e tático.

Nutrição:
- Garante um suprimento nutricional que atenda as necessidades específicas da sessão de treinamento.

- Aplicação de procedimentos visando à minimização do tempo de recuperação.

- Conscientização e orientação na busca de um melhor comportamento alimentar.

Medicina (Clínica e Ortopédica), Fisioterapia, Odontologia e Biomecânica
- Ação voltada para técnicas em reabilitação de lesões.

- Aplicação de programas de prevenção de lesões, do alongamento a técnicas alternativas.

- Monitoração da sobrecarga x qualidade de adaptação via controle hematológico e enzimático.

Psicologia:
- Monitoração dos níveis de ansiedade, motivação e estresse.

- Aplicação de procedimentos de integração do grupo.

- Aplicação de procedimentos de integração do grupo x filosofia de trabalho.

- Suporte na organização construtiva de uma relação interpessoal grupo x comissão técnica.

Setor Técnico:
- Dar suporte na formação gradativa de um conceito técnico e tático que permita uma qualidade competitiva satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima