Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, janeiro 24, 2010

Em São Paulo, federação aplica veto a presença de profissionais da imprensa no campo
Argumento da entidade é que regra segue ‘padrão Fifa’; acordo havia sido feito com a Aceesp
Equipe Universidade do Futebol

A partir do Campeonato Paulista, que terá sua terceira rodada completada neste domingo, todos os profissionais de imprensa estão proibidos de atuar dentro do gramado para a realização de entrevistas e coleta de depoimentos dos atletas e trio de arbitragem. Tal determinação partiu da Federação Paulista de Futebol (FPF), que usa como argumento a legislação global.

“É uma questão de organização, de bom senso, o atleta precisa respirar. O grande problema é que se cria uma coisa contra a Federação Paulista, isso é uma determinação internacional, a federação está só está seguindo”, explicou Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, em entrevista ao canalSporTV.

Na avaliação do mandatário, não se trata de uma proibição da atuação profissional dos representantes de órgãos midiáticos. Mas, sim, uma mera restrição.

“Não há proibição. O jogador pode falar fora das quatro linhas, o jornalista pode fazer entrevista. É um padrão Fifa e esta norma precisa ser preservada”, continuou Del Nero, que citou o Estadual do Rio de Janeiro, em que o procedimento é adotado desde 2008.

Para um esclarecimento mais profundo, a FPF soltou uma nota oficial que pode ser conferida na íntegra a seguir:

A Federação Paulista de Futebol vem a público esclarecer que as medidas tomadas e aprovadas no Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional Primeira Divisão - Série A1/2010 não visam, em momento nenhum, cercear o trabalho da imprensa e muito menos censurar a livre expressão de quem quer que seja.

Todos os profissionais de imprensa devidamente credenciados têm acesso aos estádios. Aqueles com credenciamento de gramado podem trabalhar livremente fora das quatro linhas de jogo, independentemente se trabalham para televisão ou rádio, porém dentro do gramado. Todos podem realizar entrevistas, comentários, transmissão das partidas, sem que isso comprometa o espetáculo.

Somos uma casa democrática e estamos seguindo as normas da FIFA que regem a organização do futebol. Normas semelhantes são aplicadas pela Conmebol, na Libertadores da América, e nos jogos do Campeonato Brasileiro. Nos estaduais, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro já aplica este procedimento.

Vale ressaltar que na data de 27 de janeiro de 2009, em acordo assinado pelo representante da categoria dos cronistas esportivos do Estado de São Paulo, o presidente da ACEESP, Ricardo Capriotti, acertou, por meio de um documento, que as entrevistas deveriam ser feitas fora das quatro linhas do campo.

Informamos, por oportuno, que a Justiça de São Paulo em primeira e segunda instâncias não acatou o pedido judicial proposto por determinados jornalistas para o ingresso nas quatro linhas, mantendo, dessa maneira, vigência ao dispositivo regulamentar expedido pela Federação Paulista de Futebol.

A Federação Paulista de Futebol reitera que preza a liberdade não só da imprensa, mas de todos os segmentos da sociedade na defesa da organização do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima