Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, janeiro 11, 2010

O mundo do trabalho contemporâneo e as práticas empresariais de lazer e da cultura popular
Proposta é investigar as “escolinhas de futebol”, entendidas como entidades privadas, franquias de clubes profissionais, que passam a ensinar a prática mediante contraprestação econômica
Carlos Alberto Máximo Pimenta

Resumo
Propõe-se a discutir as mudanças estruturais ocorridas na sociedade brasileira e seus desdobramentos no processo de socialização, tomado como objeto de estudo as “escolinhas de futebol”, entidades privadas, franquias de clubes profissionais, que assumiram o ensino da prática do futebol mediante contraprestação econômica.

Centra-se no reconhecimento de que as novas configurações de subjetividades produzidas na lógica do trabalho resultam em rebatimentos significativos em torno do lazer e da cultura popular. Tomou-se como lugar de pesquisa os sites das escolinhas de futebol flanqueadas do Cruzeiro F.C. (Minas Gerais) e do São Paulo F.C. (São Paulo), classificados dentro os clubes de maior organização e gestão empresarial do Brasil, com o objetivo de observar os novos arranjos do sistema produtivo que reescreve a centralidade da idéia clássica de trabalho, impondo à sociedade, à identidade, à subjetividade, às representações sociais e ao sujeito um entendimento diferente sobre lazer e cultura popular.

Realizou-se a análise dos documentos oficiais contidos nos respectivos sites, acrescido das entrevistas com dois treinadores e com o proprietário de umas das franquias. Por trata-se de fenômeno recente que se enquadra nas tendências de “modernização” no Brasil, esse movimento incorpora o lucro, a classe média, a urbanização e reivindica o papel de assumir o centro de uma “organização empresarial” do lazer popular: o futebol.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima