Alguns exames iniciais realizados durante a pré-temporada do Corinthians em Itu, interior do Estado de São Paulo, revelaram: o lateral-esquerdo Roberto Carlos tinha uma diferença de composição muscular entre as duas pernas. Em virtude disso, para evitar uma sobrecarga e minimizar o risco de uma lesão neste período, o jogador passou a ser tratado com a acupuntura.
O procedimento é desempenhado por Bruno Mazziotti, fisioterapeuta particular de Ronaldo, que acompanhou o atacante e virou contratado do clube do Parque São Jorge – Bruno já havia aderido à técnica no camisa 9, quando este se recuperava da última grave lesão no joelho, sofrida no início de 2008.
“Usamos esse processo com alguns jogadores para evitar a sobrecarga muscular. Isso facilita o fluxo sanguíneo no local”, explicou.
Vindo do Fenerbahce, Roberto Carlos está se readaptado à carga de treinamentos e à metodologia das comissões técnicas nacionais. A perna esquerda está mais forte que a direita e recebeu o tratamento nesta quinta – na Turquia, revelou, raramente fazia trabalho de musculação.
Técnica milenar de tratamento chinesa, a acupuntura faz parte dos planos de outros clubes, também. O Bahia, por exemplo, utiliza a estratégia há algumas temporadas. Lá, o fisioterapeuta Carlos Eduardo Magalhães além de agulhas, utilizava-se de ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada a partir da erva artemísia (moxabustão).
De acordo com alguns especialistas, a acupuntura é indicada para o tratamento de artrite, artrose, gastrite, insônia, depressão, infertilidade, tabagismo, derrame cerebral, dores de coluna em geral, lombalgia, distúrbios hormonais, problemas psíquicos, obesidade, enxaqueca, ansiedade, e mais uma série de outros problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima