Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Corinthians adere à acupuntura para tratamento em Roberto Carlos
Lateral-esquerdo apresentou em testes um desequilíbrio muscular entre as duas pernas; fisioterapeuta enaltece procedimento alternativo
Equipe Universidade do Futebol

Alguns exames iniciais realizados durante a pré-temporada do Corinthians em Itu, interior do Estado de São Paulo, revelaram: o lateral-esquerdo Roberto Carlos tinha uma diferença de composição muscular entre as duas pernas. Em virtude disso, para evitar uma sobrecarga e minimizar o risco de uma lesão neste período, o jogador passou a ser tratado com a acupuntura.

O procedimento é desempenhado por Bruno Mazziotti, fisioterapeuta particular de Ronaldo, que acompanhou o atacante e virou contratado do clube do Parque São Jorge – Bruno já havia aderido à técnica no camisa 9, quando este se recuperava da última grave lesão no joelho, sofrida no início de 2008.

“Usamos esse processo com alguns jogadores para evitar a sobrecarga muscular. Isso facilita o fluxo sanguíneo no local”, explicou.

Vindo do Fenerbahce, Roberto Carlos está se readaptado à carga de treinamentos e à metodologia das comissões técnicas nacionais. A perna esquerda está mais forte que a direita e recebeu o tratamento nesta quinta – na Turquia, revelou, raramente fazia trabalho de musculação.

Técnica milenar de tratamento chinesa, a acupuntura faz parte dos planos de outros clubes, também. O Bahia, por exemplo, utiliza a estratégia há algumas temporadas. Lá, o fisioterapeuta Carlos Eduardo Magalhães além de agulhas, utilizava-se de ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada a partir da erva artemísia (moxabustão).

De acordo com alguns especialistas, a acupuntura é indicada para o tratamento de artrite, artrose, gastrite, insônia, depressão, infertilidade, tabagismo, derrame cerebral, dores de coluna em geral, lombalgia, distúrbios hormonais, problemas psíquicos, obesidade, enxaqueca, ansiedade, e mais uma série de outros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima