Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 09, 2009

COM PÉ E CABEÇA – ANO IV – Nº156



Opinião

A NECESSIDADE DE GESTAÇÃO DE GESTORES

No futebol há carências em quase todos os setores, sobretudo na produção de verdadeiros talentos na área de recursos humanos


Em regra, é admissível a premissa de que a gestão do futebol está em mãos erradas, entregue a pessoas reacionárias que rejeitam mudanças e, mais, não satisfeitas ainda tentam sufocar e constranger o capital intelectual, impedindo a propagação das boas idéias.

Neste ponto, vale a pena lembrar que é próprio do provincianismo certa rejeição ao capital intelectual, para que o chamado
capital simbólico possa prevalecer-se de uma sociedade que atua com desenvoltura nos processos de mistificação e mitificação.

Na seara do futebol cearense, um dos dilemas que nos aflige é não sabermos quando estamos sendo vítimas da incompetência ou do caráter reacionário daqueles que o dirigem, seja no ambiente dos clubes, seja no das nossas entidades de administração do futebol, seja no ambiente jornalístico.

Enquanto o capital simbólico continuar comandando a ‘linha de produção’ do nosso futebol, não teremos como esperar nada além da mediocridade reinante.

O parâmetro avaliatório das pessoas não deve ser suas contas correntes, posição social, marca da roupa, tipo de carro, nem mesmo o chamado capital simbólico. Este não garante competência, longe disto. Ex-dirigentes, ex-jogadores, gente famosa enfim (os ditos representantes do capital simbólico) têm ocupado o lugar de pessoas com muito maior capacidade para contribuir com as mudanças que o ambiente desportivo necessita.

Outra verdade que precisa ser dita, é que não devemos aceitar a tese da transferência genética do capital simbólico, aceitando tão-somente a aquisição do capital intelectual pela busca, pelo esforço, pelo trabalho, pelo estudo, pela experiência empírico-científica.

Sustenta o filósofo português Manuel Sérgio, que o ambiente desportivo, sobretudo o futebol, precisa de pessoas com formação na área das ciências humanas, para que as qualidades singulares destas pessoas promovam a interação da pedagogia das ruas com as das escolas. Assim, imagino, estaríamos criando e recriando alterações padigmáticas que levem à edificação de competências e habilidades requeridas às novas funções de gestores do futebol.


EFEMÉRIDES

Ponte e Fortaleza quebram a bola


Talvez estejamos sendo excessivamente rigorosos com Macaca e Leão, mas nos referimos ao que predominou na partida, e não a situações pontuais dentro da mesma.

Aceitamos até podermos torcer pelo bom desempenho de nossos representantes, só não nos permitimos destorcer a realidade dos fatos e, menos ainda, doirar (desculpem-nos pelo arcaísmo) a pílula.

Fiz o que nenhum profissional de imprensa fez, nem mesmo os que cobrem o dia a dia do Tricolor do Pici: assistir ao jogo-treino entre Caucaia e Fortaleza na sexta p.p.

E qual a vantagem disto? A de observar, com riqueza de detalhes, o momento dos seguintes atletas: Jô, Igor, Gilmak, Jaílson, Régis, Leandro, Saulo, Marllon, Cleiton, Willer, Wanderley, Vanilson, entre outros menos votados.

E, olha, vendo o Guto perder mais uma chance, pude reconhecer mais consistência defensiva no Jaílson. Observando a bola murcha do Eusébio e as limitações do Júlio, dá pra pensar numa nova oportunidade para o Leandro, que também é limitadíssimo, mas pega um pouco mais. Dá até pra pensar um pouco mais, mas daí a afirmar que há solução para o time principal vai uma distância respeitável.

Difícil, porém, é acreditar que o Fortaleza tem time para brigar. Pois, não ganhar daquela Ponte foi, sem dúvida, um eloqüente atestado de incapacidade.


Ceará gerencia com brio seqüência de bons resultados

Mais um ponto a favor da competência na consecução de uma campanha vitoriosa, conseguida pelos que fazem o Alvinegro de Porangabussu.

Ganhar do bom time do Atlético Goianiense, e fazê-lo com autoridade, representa mais uma dose no moral da equipe.

Uma espécie de círculo virtuoso foi instaurado no Ceará, e o clube vive em meio a um processo de retroalimentação propiciado por esse sistema.

É importante dizer que esse círculo multiplica seus efeitos positivos, atraindo novas idéias e desde o capital volátil até o capital humano/intelectual, passando, obviamente, por um incremento no fluxo de caixa.

Dentro das quatro linhas, poucas vezes se viu tão significativa mudança em um grupo tido como limitado. E, neste considerando, sobram loas para a comissão técnica, sem que nos esqueçamos dos méritos dos dirigentes.

De uma coisa estou certo: o sucesso alvinegro não é mera obra do acaso, nem poderia. Percebe-se um volume considerável de transpiração, boas doses de inspiração, talento e competência.

O mais novo desafio, pois, é a manutenção deste momento ‘mágico’.


BREVES E SEMIBREVES ®

Será?

Soube que a federação, por intermédio de seu futuro presidente, Mauro Carmélio, fisgou o grande profissional Júlio César Manso para suas fileiras. Só pode ter sido, senão como explicar tão visível mudança para melhor no conteúdo da página da mentora na web?

Em compensação...
...o site do Fortaleza não consegue manter a qualidade dantes. A propósito, como é bom e facilita o trabalho de quem é do ramo. Entre os que perderam o futebol feminino do Leão, que já não tinha prestígio, perdeu ainda mais.

E por falar em...
...futebol feminino, o campeonato cearense da modalidade segue desprestigiado batendo carimbo e cumprindo tabela em ritmo alucinante. Jogo em cima de jogo, para gáudio dos ‘barrigas de aluguel’. Tudo para agradar a deus e ao diabo na terra do sol. Neste quesito, quer nos parecer que o futebol cearense permanecerá como sempre foi... Nada de considerar as melhores idéias.

Agradecimento
Ao professor pós-graduado e mestre em administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, entre outros títulos, Luis Felipe Chateaubriand, autor da obra “Futebol Brasileiro: Um Projeto de Calendário”, pela cessão de seu livro. Mais detalhes no www.blogdobenelima.blogspot.com.

Felicitação I
Ao Ferroviário Atlético Clube pela vitória heróica contra o Alecrim Futebol Clube por 2 a 1. O Tubarão credencia-se para a próxima fase e cria em nós a expectativa de poder estar na Série C do próximo ano.

Felicitação II
Ao Icasa que não só empatou, mas fez por merecer o reconhecimento da crônica esportiva consciente do Pará. Um primeiro tempo em que foi melhor que o Paysandu, e um segundo tempo em que soube conter o adversário. O Romeirão deverá receber um grande público para um jogo histórico.

Benê Lima

benecomentarista@gmail.com

benelima@apcdec.com.br
(85) 8898-5106



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima