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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, agosto 20, 2009

FPF criará guia para venda de ingressos

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo


A Federação Paulista de Futebol prepara ainda para este ano o lançamento de um guia com instruções para a venda de ingressos para jogos de futebol no Estado. O trabalho será feito a partir dos dados coletados por uma comissão que a entidade criou em agosto do ano passado, liderada por Marco Aurélio Klein.

Klein havia trabalhado como coordenador-executivo da comissão Paz no Esporte, que desenvolveu um plano de ação para o Ministério do Esporte a fim de melhorar o clima entre torcedores nos estádios nacionais. O relatório desenvolvido por esse grupo guiou uma série de propostas para o guia da Federação Paulista.

Entre agosto e setembro do ano passado, a comissão criada pela entidade estadual fez reuniões ordinárias para estruturar um conjunto de medidas a serem tomadas sobre a venda de ingressos. Desde então, o grupo monitorou cerca de 80 jogos em todo o Estado para medir a qualidade do trabalho de comercialização de entradas.

"O resultado é que o serviço é muito ruim. Basicamente, a venda de ingressos é ineficiente e desrespeita o torcedor", sentenciou Klein nesta quinta-feira, em apresentação realizada na sede da FPF.

A apresentação de Klein abriu uma série de eventos para divulgar os resultados das análises realizadas por sua comissão. Nas próximas semanas, o grupo fará encontros com autoridades, fornecedores e clubes para apresentar as sugestões.

O plano de ação para venda de ingressos é sustentado por cinco esferas: responsabilidade, organização, ação, gestão e transparência. Com esse intuito, Klein mostrou uma série de sugestões que a FPF fará a seus filiados, que vão desde a organização de filas até uma engenharia para facilitar o troco e agilizar as vendas.

A maioria das ações propostas demanda apenas mudança de procedimento e organização. As exceções são o treinamento de funcionários responsáveis pela venda e a instalação de câmeras e vidros nos guichês. "Não é simples mudar hábitos arraigados, mas o fato é que a tecnologia para isso existe. Só falta planejamento", encerrou o responsável pela comissão estadual.

A ideia da FPF é apresentar o guia de venda de ingressos aos clubes em outubro deste ano. Com isso, as mudanças mais simples já devem ser exigidas a partir do Estadual da próxima temporada, com início previsto para janeiro.

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