Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 10, 2009

Rodrigo Azevedo Leitão
Organização tática: em busca da desordem e do equilíbrio
Equipes de futebol, quando precisam fazer um gol, e têm suas decisões orientadas por isso, apresentam comportamentos técnico, tático, físico, psicológico distintos dos normais

Uma “velha máxima” do futebol, muito comum e que atravessa os tempos, diz que uma equipe para jogar bem, e conquistar vitórias, precisa ser “equilibrada”.

E não importa se a frase é dita por comentaristas especializados ou treinadores de futebol, o fato é que, há um aparente consenso e uma aparente obviedade nessa máxima.

Quando dizem que uma equipe precisa ser equilibrada, nada mais querem dizer que, ataque e defesa precisam se completar, pois não adiantaria ataque envolvente com defesa vulnerável, ou defesa intransponível com ataque que não faz gols.

Aparentemente, esses sucintos argumentos até fazem sentido.

Mas façamos algumas reflexões.

O objetivo máximo do jogo é fazer gols. E por mais que, o que vou escrever agora pareça pouco profundo, inadequado ou decepcionante, garanto que não é.

Muitas equipes de futebol, treinam orientadas para não sofrer gols, e fazer gols. Isso parece óbvio. Se não sofrer gols, e fazer gols, a equipe vence o jogo.

Mas será que é isso mesmo, e ponto?

Antes de continuar com minha reflexão quero lembrar a fala de uma grande empresária brasileira, em entrevista a uma revista de grande circulação no território nacional. Em algum momento, tentando explicar o sucesso de sua maneira de administrar, ela disse que quando criança, sempre que queria comprar alguma coisa tida como “cara” e não tendo dinheiro, nunca ouvia de sua mãe que a tal coisa era “cara”, mas sim que, se ela queria a tal coisa, precisava ganhar mais dinheiro para poder comprá-la.

Claro, não quero discutir aqui o Capitalismo. Não, por favor! O que quero mostrar é que aquilo que a mãe da empresária dizia a ela, quando criança, de certa forma influenciou seu comportamento diante de alguns desafios, e logo também, suas decisões. Ao invés de dizer “deixe isso pra lá, filha, é muito caro”, ela dizia “quer comprar? – então precisa ganhar mais dinheiro”.

Ok. Mas o que isso tem a ver com o futebol?

Voltemos então às reflexões.

Quando uma equipe de futebol se propõe a não sofrer gols, e a fazer gols, está ela se aproximando daquilo que orienta a lógica do jogo, que é “fazer gols”? Se o objetivo do jogo é o gol, não faria mais sentido pensar em “fazer mais gols do que o adversário”, e não em “fazer gols e não sofrer”?

A diferença parece sutil e para algumas pessoas, até imperceptível, mas quando o comportamento de uma equipe de futebol está orientado para fazer gols, as decisões individuais dos seus jogadores e a da própria equipe serão influenciadas por isso.

Tentarei ser mais claro.

Quantas vezes uma equipe acaba conseguindo o gol, em momentos específicos do jogo, quando ela precisa muito marcá-lo, ou quando perder por um ou nove gols de diferença não muda nada? Quantas vezes, em um comportamento aparentemente desesperado de tudo ou nada, um time, depois de tanto tentar alcançar a meta adversária, consegue fazer um gol?

O fato, é que equipes de futebol, em sua maioria, quando precisam muito fazer um gol, e têm suas decisões orientadas por isso, acabam apresentando um comportamento técnico, tático, físico, psicológico distinto do que normalmente apresentam.

Esse comportamento, deixa de ser, o de grande preocupação em não sofrer gols e tentar marcá-los, para o de fazer gols, mais do que o adversário.

Não, não estou louco; mas essa sutil (ou aparentemente sutil) alteração muda totalmente o significado coletivo da ação.

Tratar a vitória como o objeto caro (analogamente a fala da empresária que mencionei), faz com que as equipes, mesmo “economizando”, se distanciem dela.

E aí volta a velha máxima do futebol, de que as equipes precisam ser “equilibradas”. Não discordo que isso possa fazer algum sentido (e faz!), mesmo a partir de teorias sistêmicas (o que não vou discutir hoje) – ou somente por elas. Mas, sob o ponto de vista em que o tal “equilíbrio” é discutido, não tenho dúvidas, há problemas.

Não devemos entender o equilíbrio como uma complementação de tarefas entre o ataque e a defesa de uma equipe – afinal o objetivo máximo do jogo é fazer gols!

O que precisamos compreender é que uma equipe, é uma unidade complexa, que possui uma identidade coletiva. Durante um jogo de futebol, essa identidade é posta a prova. Para mantê-la intacta, é necessária uma constante busca pela manutenção do equilíbrio dessa unidade.

Esse equilíbrio sofre abalos permanentes, de maneira que, para manter sua identidade, uma equipe atinge a cada instabilidade, um novo estado de ordem; e a cada novo estado de ordem, mais “robusto” fica o seu equilíbrio.

Isso quer dizer, em outras palavras, que em um sistema, como é uma unidade complexa (a equipe de futebol), a desordem é que leva ao progresso!

Bom, mas isso é uma outra discussão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima