Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 30, 2009

As finanças do futebol - os patrocínios no México
Crescimento da torcida e reflexo nas arquibancadas é outro ponto diferencial dos clubes desse país
Equipe Universidade do Futebol
Os clubes da Liga Mexicana, ao contrário dos clubes das restantes ligas dos países sul- americanos, não dependem exclusivamente das transferências de jogadores para o estrangeiro como forma de equilíbrio das suas finanças. No futebol mexicano, as receitas provenientes dos patrocínios e da bilheteira têm uma importância igual, sendo que apenas a publicidade nos equipamentos dos clubes representa quase 30% das receitas anuais obtidas.

A maioria dos clubes mexicanos recebe entre 1,2 milhões de euros e 1,7 milhões de euros em publicidade nos seus equipamentos. No entanto, em média, os clubes no México têm sete anunciantes nos seus uniformes, sendo que a agremiação com menos patrocínios possui apenas dois anunciantes. Enquanto isso, o clube com mais consegue reunir receitas de 12 anunciantes.

Dessa forma, as receitas provenientes dos principais patrocinadores nos uniformes das equipes mexicanas variam entre os 500 e os 700 mil euros; nas costas da camisa, conseguem-se obter patrocínios entre os 250 e os 550 mil euros.

Custo médio dos patrocínios nos equipamentos dos clubes mexicanos:

Patrocinador principal à frente– 500/700 mil euros
Patrocinador principal nas costas – 250/550 mil euros
Patrocinador secundário à frente – 70/105 mil euros
Patrocinador nas mangas – 70/105 mil euros
Patrocinador nos calções à frente – 140/280 mil euros
Patrocinador nos calções atrás – 105/175 mil euros
Patrocinador nas meias – 70/105 mil euros

Isso significa que um clube que consiga preencher todos os sete espaços do seu fardamento com publicidade consegue reunir no mínimo cerca de 1,2 milhões de euros em receitas de publicidade - valor este que muitos clubes europeus têm grandes dificuldades em alcançar.

Sendo um dos países com maior população da América, os clubes mexicanos beneficiam-se também desse fato. Em termos de torcedores, são os que têm mais seguidores no mundo, com o respectivo reflexo em termos de bilheteira, situação na qual os clubes com mais seguidores conseguem assistências totais durante a Liga Mexicana de mais de 1,3 milhões de pessoas, enquanto os clubes menores conseguem reunir mais de 600 mil aficionados.


Fonte: Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima