Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 10, 2009

Contradição entre o discurso e a prática

Dunga valoriza individualidade dos jogadores e minimiza parte tática
O treinador da seleção brasileira afirmou que o que decide um jogo é o fator técnico
Equipe Universidade do Futebol

Com uma campanha que tem surpreendido a muitos críticos, Dunga, técnico da seleção brasileira, a contrário da maioria dos treinadores, disse que a sua função não tem tanta relevância para os bons resultados do time.

Para o comandante do elenco brasileiro, atualmente, o mundo do futebol dá muita importância para a parte tática, em detrimento da técnica dos jogadores. "Falar de tática é moda, mas isso todo mundo sabe. O que o treinador tem que fazer é dar liberdade para os jogadores", disse Dunga. "Se eu sei tática e o rival também sabe, o jogo termina 0 x 0. O que decide é um drible", completou.

Enquanto Dunga esteve à frente da seleção nacional, o time manteve a média de dribles de quando era comandado por Carlos Alberto Parreira. No entanto, se comparada aos tempos de Vanderlei Luxemburgo e de Luiz Felipe Scolari, a seleção de Dunga dribla cerca de 30% menos. Os dados são doDatafolha.

Na próxima quarta-feira, o Brasil irá realizar uma partida amistosa contra a seleção da Estônia, 112ª no ranking da Fifa. Provavelmente, o time comandado por Dunga não precisará dos dribles para vencer o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima