Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 02, 2009

A descrição do scout do jogo como ferramenta de treinamento para goleiros
Desempenho do camisa 1 do Guarulhos foi traçado a partir de bolas em direção ao gol e orientação aos defensores e sistema ofensivo
Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa
O presente artigo é uma descrição de uma partida de futebol realizada na Série B do Campeonato Paulista de futebol profissional. O objetivo deste estudo é a aplicação do scoutcomo ferramenta para os treinamentos diários dos goleiros. Para a realização dessa descrição, utilizamos os seguintes materiais: formulário de scout, dois cronômetros, calculadora, prancheta, termômetro, GPS e uma máquina fotográfica.

Após o preenchimento do formulário, utilizamos o Word e o Excel na elaboração dos gráficos e texto. A leitura do jogo, as análises quantitativas e qualitativas e a percepção do desempenho do goleiro estão norteadas na realidade da partida e na dissertação do preparador de goleiros da equipe.

Após a descrição e a quantificação, discutiremos com os atletas as possibilidades de segmentar os treinamentos de acordo com as necessidades ocorridas durantes os últimos jogos, ou seja, o treino deverá ser um prosseguimento de uma partida.

Segue abaixo a descrição da atuação do goleiro e das equipes.

Ficha da Partida:
Goleiro: Carlos de Siqueira Leite: 1,81m, 80kg (1990)
Jogo: Palestra 2 X 2 Guarulhos
Local e data: Estádio Baetão (São Bernardo) – 28/05 às 19:30h
Temperatura: início do jogo: 18º C; final da partida: 15º C
Condições climáticas: tempo nublado com garoa perene (umidade relativa: 82%)
Condições do gramado: grama sintética molhada e com dejetos de areia

Descrição e Estatística:
1º Tempo: 47 minutos: 26 minutos de bola em jogo = 55,3% de bola rolando
Posse de bola: 16 minutos Palestra = 61,5% de posse
Posse de bola: 10 minutos Guarulhos = 38,4% de posse
2º Tempo: 48 minutos: 29 minutos de bola em jogo = 60,4% de bola rolando
Posse de bola: 15 minutos Guarulhos = 51,7% de posse
Posse de bola: 14 minutos Palestra = 48,2% de posse
Gols
- 29 minutos do segundo tempo: Palestra: falta rasteira batida da entrada da grande área do lado esquerdo do ataque. Bola rasteira no canto esquerdo do goleiro, barreira armada do lado direito;
- 30 minutos do segundo tempo: Guarulhos: saída do meio campo, batida longa alta;
- 33 minutos do segundo tempo: Palestra: escanteio pela esquerda do ataque, bola alçada longa e escorada de cabeça para dentro da pequena área e cabeceio da entrada central da pequena área;
- 35 minutos do segundo tempo: Guarulhos: falta cobrada do lado direito do ataque, cruzamento de pé esquerdo, cabeceio com rebote do goleiro e escorou com o pé pro gol.



Performance do goleiro

Durante toda a partida, foram executados 10 tiros de meta de bola longa, ultrapassando o circulo central, sendo sete pelo lado esquerdo e três pelo lado direito – todos foram batidos com a perna direita, sete deles sendo interceptados pelo adversário. Dos cinco encaixes, dois foram após bolas altas, dois após rasteiras e um após meia altura, demonstrando segurança no campo molhado. As espalmadas se dividiram em uma alta e duas a meia altura – uma delas de extrema dificuldade, devido à alta velocidade, alto poder de explosão e reação.

Os quatro socos foram em bolas altas. A única cama foi de uma bola muito próxima de um desvio de escanteio.

Apenas uma cintura no centro do gol. Foram nove reposições, sete com os pés, sendo seis longas e uma curta, duas com as mãos, uma longa e outra curta. Houve três reposições executadas em forma de falta no próprio campo. Dois tapas com grande eficiência, um meia altura e outro alto.

Houve dois momentos de indecisão em cruzamentos que passaram próximos à pequena área. Precisou armar a barreira durante cinco vezes, três delas pelo lado esquerdo do ataque adversário e apenas uma frontal e outra pela direita.
Não houve defesa em bola rasteira com deslize no chão. Foram cinco saltos com acertos no tempo de bola, com oito saídas (seis frontais e duas laterais), sendo que quatro delas com os pés. O goleiro orientou da equipe durante 21 vezes, 15 delas como forma defensiva e seis ofensiva, sendo que a equipe adversária atacou 42 vezes. Houve uma contusão logo no terceiro minuto de jogo em uma bola dividida no chão.


Ao todo foram 21 bolas em direção ao gol do Guarulhos, sendo 18 acertos do time adversário. O Guarulhos atacou 16 vezes, com 12 acertos em direção ao gol adversário. O Palestra obteve, durante todo o jogo, cerca de 30 minutos de posse de bola, ou seja, a cada 1,4 minutos a bola era arrematada. O Guarulhos obteve, durante todo o jogo, cerca de 25 minutos de posse de bola, ou seja, a cada 1,6 minutos a bola era arrematada. Dos 18 chutes em direção ao gol do Guarulhos, foram 14 bolas batidas com bola rolando, sendo cinco pelo lado esquerdo da defesa, quatro no centro e cinco pelo lado direito da defesa.


*Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa é treinador de goleiros da A. D. Guarulhos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima