Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, agosto 10, 2009

Por que investir em marketing esportivo?
Por Ricardo Guilherme Monteiro de Almeida

Pode-se dizer que existem vários fatores responsáveis pelo investimento no esporte por parte de empresas dos mais diversos setores. Entretanto, dois deles são fundamentais para que se entenda o porquê do segmento ter se tornado referência para empresários:

1) Presença constante do esporte e suas variáveis na mídia em geral - vemos pelo número crescente de programas esportivos nas emissoras de rádios, TV´s e Internet.

2) O sucesso obtido no esporte é transferido para o patrocinador, gerando um retorno institucional e de vendas para os seus investidores - houve marcas que foram amplamente divulgadas que até hoje está relacionada com seus clubes, como Kalunga, Parmalat, Unicor.


Por que o Marketing Esportivo é tão envolvente e traz resultados efetivos?

A resposta para tal questão é simples: porque além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder.

A função do marketing, no entanto, é conciliar as demandas do mercado com a paixão do esporte, proporcionando prazer em troca de resultados. Tudo isso sem esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.


Benefícios do Marketing Esportivo

O importante em relação à prática do marketing esportivo é saber que ele proporciona benefícios a curto, médio e longo prazo, e que o poder de percepção do cliente consumidor é cada vez maior em relação a isso. Veja os exemplos:

Aumento do reconhecimento público - em momentos de lazer e descontração, a aceitação de um anúncio por parte do público é maior que em outras situações.

Rejuvenescimento da imagem da empresa - o exemplo maior disso é com o Banco do Brasil, que rejuvenesceu sua imagem perante o público associando seu nome ao vôlei.

Exposição constante da marca na imprensa e em todas as mídias - o backdrop (aquele outdoor que fica atrás dos atletas durante a entrevista) é exemplo disso.

Reforço da imagem corporativa - a organização que projeta seu nome através do marketing esportivo é vista de forma diferenciada pelo consumidor.

Simpatia junto ao público e mídia - a comunicação que envolve consumidor e imprensa ganha um papel de cumplicidade.

Envolvimento da empresa com a comunidade - é o reconhecimento perante o público que a empresa pratica responsabilidade social, valorizando seu nome, marca e imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima