Professores Melhores, Alunos Melhores
Alunos cubanos são melhores que os brasileiros porque seus professores sabem mais, diz pesquisador.
Via Folha
Avaliações internacionais revelam que o desempenho de estudantes cubanos em matemática e linguagem é bastante superior ao dos brasileiros. E, segundo o pesquisador da Universidade de Stanford Martin Carnoy, há uma razão para essa performance diferenciada na ilha de Fidel: lá a qualificação dos docentes é melhor e o envolvimento, maior.
“A causa principal (para Cuba se destacar nas provas) é que os professores têm mais domínio da disciplina e têm uma clara ideia de como ensiná-la”, afirmou o pesquisador.
Carnoy estudou as diferenças nos sistemas de ensino do Brasil, de Cuba, e do Chile. Os resultados foram sintetizados no livro “A vantagem acadêmica de Cuba”, publicado no Brasil pela Ediouro em parceria com a Fundação Lemann.
A boa formação do magistério em Cuba é traduzida em alta cobrança aos estudantes – e isso cria um círculo virtuoso, já que os melhores alunos acabam se tornando professores no futuro. “Tudo isso acontece, porque o sistema apoia o professor, ensinando-o a lecionar”, finaliza.
Nota do Autor:
Imagine um círculo virtuoso, onde os atletas são estimulados a estudar e participam de torneios e campeonatos com a condição de alcançarem boas notas.
E professores são motivados e comprometidos em ensinar muito além dos fundamentos e aspectos técnicos do futebol, ao introduzirem noções de cultura, educação e cidadania através da bola rolando.
Utopia?
Os EUA estão correndo por fora e, em pouco tempo, poderão se tornar o maior centro de desenvolvimento de atletas talentosos do mundo, onde educação caminha junto do esporte, desde que me entendo por gente.
Em tempo: que inveja da ilha da família Castro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima