Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, agosto 14, 2009

A importância das jogadas aéreas no futebol profissional brasileiro
As especificidades de um determinante artifício utilizado pelas grandes equipes do Brasil para a qualificação dos resultados
Fabiano José dos Santos
Não se pode mais dizer que o jogo aéreo é uma típica jogada europeia, ou mais especificamente das equipes Inglesas, haja vista que a condição física desses atletas (desenvolvimento muscular e estatura) e a deficiência técnica que existia nos mesmos os obrigava a realizar um tipo de movimentação bastante objetiva, que se tornara um dos princípios fundamentais do futebol: a jogada aérea, pela qual surtia efeitos favoráveis numa partida.

O futebol, como outros setores da sociedade mundial, globalizou-se, os atletas e comissões técnicas passaram a trocar informações e a cultura dos centros futebolísticos fundiram-se. Por conseqüência, as características táticas tornaram-se comuns, variando apenas as especificações técnicas de execução, bem como as formas como são trabalhadas.

No futebol moderno, a preparação física e os sistemas de marcação estão cada vez mais desenvolvidos, fazendo com que a condição atlética e o posicionamento centralizado dos jogadores dificultem as investidas de quem ataca.
Sendo assim, as equipes buscam alternativas para aproximar-se mais rapidamente do gol adversário, sem que os defensores as dificultem, mas sim sejam dificultados, gerando um desequilíbrio na retaguarda e facilitando as chegadas à frente.

As equipes brasileiras adotaram, dentre suas inúmeras características técnicas, o jogo aéreo como uma estratégia mais direta e objetiva em se alcançar os resultados. O lucro nas conquistas das equipes no Brasil foi alcançado por se explorar esse tipo de jogada em suas manobras ofensivas, devido à maior facilidade que se tem para organizar esse tipo de investida ao gol.

Porém, essa situação de jogo é bem mais complexa do que se imagina. Basta analisar que, diferentemente de outras modalidades desportivas que utilizam a bola aérea quase que constantemente e definem as jogadas com o uso dos membros superiores, o futebol tem seu grau de especificidade técnica muito elevado, principalmente quando a bola sai do contato com o solo, onde o trabalho realizado das condições motoras deve ser mais intensamente treinado.

Não é apenas criar situações de jogo para estimular a performance dos atletas profissionais, mas realizar treinamentos que condicionem e aperfeiçoem as destrezas que competem a um jogador de futebol.

A repetição dessa laboração técnica nos treinamentos, que envolve um conjunto de atividades específicas, serve de estímulo para que se refinem as competências necessárias para as jogadas que são muito utilizadas nas partidas de futebol, sendo necessárias as variações em suas origens e alguns trabalhos sintéticos, para os atletas, no que diz respeito a capacidades físicas condicionantes e coordenativas. Estas irão resultar num melhor desempenho das ações ofensivas e, indiretamente, no fortalecimento defensivo das equipes.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS CONDICIONADAS:

1) Velocidade de deslocamento;
2) Velocidade de reação;
3) Força;
4) Potência;
5) Agilidade;
6) Flexibilidade

CARACTERÍSTICAS COORDENATIVAS:

1) Coordenação motora bilateral;
2) Equilíbrio dinâmico;
3) Equilíbrio estático;
4) Equilíbrio recuperado;
5) Ritmo;
6) Percepção espaço-tempo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

1) Passe – Origem da jogada ou sequência para conclusão
2) Finalização bilateral:
2.1.rasteira
2.2.meia altura ( voleio)
2.3.bate-pronto;
2.4.coxa;
2.5.peito;
2.6.cabeça.
3) Antecipação;
4) Domínio.

As movimentações de avanço das equipes estão voltadas para ações de ataque que preparam as condições necessárias para que surjam as jogadas aéreas e que, direta (definam a jogada) ou indiretamente (lance anterior acontece antes da definição da jogada), o gol aconteça.

Partidas disputadas entre equipes de altíssimo nível técnico, que disputavam competições internacionais, nacionais e regionais, foram resolvidas em jogadas surgidas de uma bola aérea, onde sua origem aconteceu de cobranças de escanteios, de faltas, de arremessos laterais e de lançamentos à área com a bola “rolando”. Elas foram definidas pelos atletas com a máxima precisão.

Confira alguns jogos que resultaram em êxito na realização das jogadas aéreas e definiram a sequência de algumas equipes nas competições e levaram outras a conquistas de títulos:

Competição: Taça Libertadores 2008
Fluminense 3 x 1 São Paulo – Gol de Washington para o Fluminense
Forma do Gol: Direta

Competição: Decisão da Copa do Brasil 2008
Sport 2 x 0 Corinthians – Gol de Luciano Henrique para o Sport
Forma do Gol: Indireta

Competição: Campeonato Paulista 2009
Corinthians 1 x 1 Palmeiras – Gol de Ronaldo para o Corinthians
Forma do Gol: Direta

Competição: Taça Libertadores 2009
Sport 0 x 2 Palmeiras – Gol de Keirrisson para o Palmeiras
Forma do Gol : Indireta

Competição: Taça Libertadores 2009
Palmeiras 1 x 1 Sport – Gol de Wilson para o Sport
Forma do Gol: Indireta
Competição: Taça Libertadores 2009
Caracas 1 x 1 Grêmio- Gol de Fábio Santos para o Grêmio
Forma do Gol: Direta

Competição: Campeonato Brasileiro 2009
Atlético Mineiro 3 x 0 Náutico- Gol de Diego Tardeli para o Atlético
Forma do Gol: Direta

Competição: Taça Libertadores 2009
Cruzeiro 3 x 1 Grêmio- Gol Wellington Paulista para o Cruzeiro
Forma do Gol: Direta

Competição: Campeonato Brasileiro 2009
Botafogo 1 x 4 Goiás – Gol de Victor Simões para o Botafogo
Forma do Gol: Indireta

O favorecimento pelo posicionamento biomecânico, o grau de descontração para receber a bola mais apurado (atacar a bola) e a variedade na progressão são algumas vantagens que os jogadores das equipes que atacam têm em relação aos seus oponentes, já quem defende tem a preocupação pela bola aérea, notadamente, muito maior, pois seu dever como defensor amplia suas responsabilidades ao verificar as dificuldades que são apresentadas quando a bola ganha a trajetória oblíqua.

A seguir, algumas ações que os jogadores realizam no momento do ataque e defesa:

AÇÕES DE ATAQUE
AÇÕES DE DEFESA
Correr de frente ou lateralmente
Correr lateralmente ou de costas
Dita o ritmo da corrida
Ritmo da corrida de acordo com adversário
Movimentos coordenativos simplificados
Movimentos coordenativos mais refinados
Descontração maior
Atenção periférica redobrada
Ataca a bola
Marca a bola, o jogador e o espaço
Pode antever a jogada
Não pode antever a jogada
Posicionamento livre
Posicionamento dependente
Equilíbrio mais apurado
Busca o equilíbrio
Procura o vazio
Procura o adversário
Necessita se desmarcar
Necessita aproximar a marcação


É essencial e indispensável, no futebol praticado nos dias de hoje, o diferencial que a jogada aérea faz para quem a realiza, desde a forma como são criadas, mas principalmente o modo como são executadas as sequências para as definições das mesmas. Esse se configura como o ponto mais forte do esporte mais popular do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima