Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 02, 2009

Qual é o papel dos torcedores dentro do futebol moderno?
Ao mesmo tempo que podem motivar os atletas, alguns atos apaixonados podem prejudicar o desempenho da equipe
Marcelo Iglesias

Por que os clubes disputam para saber qual deles possui a maior torcida? No que isso altera o desempenho da equipe dentro do gramado? Será que um estádio lotado pode influenciar na maneira como os jogadores adversários ou não vão atuar?

Os torcedores podem proporcionar um barulho ensurdecedor, vide a Copa das Confederações 2009 e as vuvuzelas, cornetas que eram tocadas incessantemente durante todas as partidas da competição. Além disso, as massas entoam cânticos de apoio ao seu time, o que pode influenciar no aspecto motivacional dos jogadores.

“Em times com grandes torcidas, como o Flamengo e o Corinthians, há a identificação da torcida como referência do time. Isto é, a presença da massa de torcedores caracteriza o prestígio aos atletas. Caso contrário os jogadores entendem como uma rejeição”, comentou Kátia Rúbio, psicóloga pela PUC-SP, com mestrado em Educação Física pela EEFE-USP, doutorado em Educação também pela USP e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona.

A relação entre torcedores e jogadores pode, em alguns casos, ficar mais em evidência do que a ligação do profissional com a própria agremiação. Torcidas que realizam atos de paixão exagerados pelo clube costumam ter um papel determinante na vida do clube.

“A torcida faz parte do espetáculo do futebol, e é essencial para motivar os jogadores. Quando ela acompanha o time, incentivando-o, a consequência sempre é a melhoria do desempenho. Ela contamina o atleta”, afirmou Maurício Murad, sociólogo, doutor em Ciências do Desporto pela FCDEF, Universidade do Porto (Portugal), professor do Departamento de Ciências Sociais da UERJ, professor titular de Sociologia do Desporto do programa de mestrado da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

No entanto, existem agremiações em que a força da torcida extrapola os limites das arquibancadas, seja para elogiar ou para criticar a equipe. Nesses casos, muito dirigentes deixam de ver o futebol de maneira racional e embarcam na paixão que move os torcedores.

“Em algumas equipes a torcida tem enorme influência sobre a dinâmica dos clubes, chegando a derrubar técnicos e jogadores, que não estejam lhe agradando”, disse Kátia. “Precisa ficar claro que a torcida não é levada pela racionalidade e sim pela paixão. Porém, no Brasil, por vezes, alguns dirigentes deixam-se levar pelos torcedores e encerram trabalhos indevidamente, o que compromete a evolução da equipe”, completou a psicóloga.

Esse seria um dos aspectos problemáticos de se ter uma torcida extremamente ligada ao clube. Pior do que uma situação em que são os torcedores que ditam as regras do clube é quando eles criam um clima de tensão e ameaça. Isso prejudica tanto o desempenho dos jogadores quanto denigre a imagem da equipe.

“Os torcedores podem criticar o time, mas, a partir do momento em que eles são agressivos, a equipe desanda em campo, pois os atletas sentem-se atemorizados, e ninguém consegue trabalhar em um ambiente de ameaça constante”, afirmou Murad.

Portanto, apesar de alguns torcedores acreditarem que o não é o seu time que possui uma torcida, e sim a torcida que possui o time, é preciso ficar claro que, cada vez mais, as agremiações terão que ser administradas como empresas, objetivando lucros e bons desempenhos, sem deixar que a emoção interfira nas decisões.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima