Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 18, 2010

10 jogos que valem o ano

18/05/2010 - 11:15 por Marcelo Bloc

Para o torcedor tricolor, mais importante do que o tetracampeonato em 2010, a principal meta do clube para o ano é o acesso à Série B. Para isso, o Leão terá 10 jogos, oito na primeira fase, e dois no primeiro mata-mata, que decidirão os classificados para o quadrangular da terceira fase da Série C, já garantidos na Série B do ano seguinte.

> Veja o regulamento da Série C 2010
> Veja a tabela da Série C 2010

Como já estava previsto, o Fortaleza acabou caindo no grupo do Norte, pela maior proximidade em relação aos outros clubes nordestinos. Como adversários, três paraenses (Paysandu, Águia de Marabá e São Raimundo; além do Rio Branco, do Acre).

O Time de Fora traz para você um pouco sobre cada um dos adversários, principalmente o que cada um já fez em 2010.

Os paraenses

O campeonato paraenses começou, acreditem, em novembro do ano passado e segue até dia 06 de junho. O campeão do primeiro turno foi o Paysandu, que ficou da fora da final do 2º turno, que vem sendo disputada por Águia da Marabá e Remo (o Leão azul venceu a primeira partida por 2 a 1).

Paysandu

Campeão do primeiro turno, o Papão se classificou em 3º para as semifinais. A equipe eliminou o Independente e venceu o Remo na final, garantindo lugar na decisão.

No segundo turno, novamente classificou-se em 3º e acabou eliminado ao empatar em 2 a 2 com o rival Remo, que jogava pelo empate. Aguarda agora o vencedor da do 2º turno, decidido entre Remo e Águia, para decidir o título paraense.

Moisés, Bruno Rangel e Sandro são responsáveis pela maioria dos gols do Papão da Curuzu no certame atual.

Águia da Marabá

Situada a 485km da capital Belém, Marabá é a sede do Águia, equipe fundada em 1982, mas que só se profissionalizou em 1999.

No Parazão 2010, o Águia começou mal. No primeiro turno, sequer classificou-se para as semifinais, terminando em 8º entre os oito clubes. No entanto, a equipe reagiu no segundo turno e terminou a 1ª fase na liderança, eliminando o Cametá nas semifinais, classificando-se para encarar o Clube do Remo na decisão.

No primeiro jogo, derrota por 2 a 1, o que obriga a equipe do lateral Audivan (velho conhecido do torcedor do Fortaleza) a vencer o jogo de volta.

São Raimundo

Fundado em 1944, o alvinegro de Santarém chega à Série C como campeão da Série D em 2009. Um problema a mais para os adversários da “Pantera Negra” é a distância até a capital Belém, já que a cidade de Santarém fica a mais de 1500km ao sul.

No primeiro turno do Estadual, o São Raimundo classificou-se para as semifinais em 4º lugar, mas acabou eliminado pelo Remo. No segundo turno, a equipe não conseguiu classificar-se, terminando na 5ª colocação.

Do Acre, o Rio Branco

Um dos grandes adversários leoninos na primeira fase da Série C será, sem dúvida, a distância percorrida para as partidas. Nesse quesito, o principal responsável é o Rio Branco, sediado na capital acreana, distante 5396km de Fortaleza.

Com 90 anos de existência, o Estrelão já venceu 25 títulos acreanos, sendo sete desde o ano 2000.

Atualmente disputa a fase semifinal do Campeonato Acreano. Na primeira fase, o alvirrubro da Capital classificou-se em primeiro, somando 24 pontos em nove partidas.

Na primeira partida semifinal, disputada no último domingo (16), vitória sobre o Juventus por 2 a 1, como visitante. Caso elimine o adversário (a partida de volta ocorre no próximo dia 23), enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético Acreano e Náuas na final.

Um nordestino no meio do caminho

Os dois primeiros colocados após todos os jogos classificam-se para a segunda fase. Líder e vice-líder deste grupo, o A, encaram respectivamente vice-líder e líder do grupo B, o grupo dos clubes do Nordeste (ABC/RN, Alecrim/RN, Campinense/PB, CRB/AL e Salgueiro/PE).

A disputa será em dois jogos, estilo mata-mata, e quem avançar já estará garantido na Série B do ano seguinte. A disputa segue em um quadrangular decisivo, de onde sairão os dois melhores para a disputa do título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima