Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, maio 27, 2010

Globo renova direitos do futebol de SP

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Quando foi fundado, o G4, grupo que reúne Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, estabeleceu duas metas primordiais: buscar receita a partir da exploração conjunta das imagens e montar um bloco para ampliar a força política da região. Depois de um esfacelamento na eleição do Clube dos 13, que teve duas equipes em cada chapa, a instituição conseguiu unidade em uma negociação e renovou contrato com a Globo para exibição de jogos do Campeonato Paulista nos próximos cinco anos.

A principal vitória do G4 foi fechar um acordo com a Globo independentemente dos outros times que disputam o torneio estadual. O contrato prevê dois padrões de remuneração (haverá um acréscimo no que os clubes recebem a partir do terceiro ano do vínculo), mas os valores não foram divulgados.

Curiosamente, a renovação do acordo entre os quatro clubes e a Globo também tem relação com o Clube dos 13. Fábio Koff, candidato defendido por Palmeiras e São Paulo que foi reeleito neste ano ao comando da entidade, estabeleceu a negociação de TV do torneio nacional como uma de suas prioridades - a Record ainda não fez oferta oficial, mas já demonstrou interesse.

O problema é que os clubes paulistas precisavam adiantar receitas. Se comprometessem cotas do Campeonato Brasileiro, teriam uma situação com a Globo que complicaria as conversas com outras emissoras. Isso fortaleceu a união e a busca por valores mais significativos pela exibição do torneio estadual.

Ainda em função da necessidade, os clubes aceitaram algumas imposições feitas pela Globo na negociação do contrato para o Campeonato Paulista. Isso fez com que a negociação fosse definida com muita agilidade, ao contrário do que se espera para o Brasileiro.

A assinatura do contrato com a Globo ainda serviu para o G4 lançar seu comitê jurídico, formado por advogados indicados pelas quatro equipes. O órgão foi responsável pela análise das minutas de contrato enviadas pela emissora carioca.

Depois disso, o comitê jurídico deve ter um cronograma diferente. Além de analisar contratos fechados pelo G4, o grupo segmentado fará reuniões periódicas para discutir como a entidade pode trabalhar para alterar leis e analisar questões ligadas aos quatro clubes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima