Em 2008 foi o Corinthians; no ano seguinte, o Vasco. Mas neste ano nenhum clube “grande” participará da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo que ainda desfrutem de maiores lucros, já que nos últimos anos a competição adquiriu um status ascendente, os organizadores se preparam para uma queda significativa de investimento.
A negociação das placas de publicidade, por exemplo, evidencia bem essa condição. No ano em que a agremiação paulista esteve na segunda divisão, os contratos foram definidos com valores 30% maiores do que 2010. Se comparado com o ano passado, a diferença chega a 15%.
Em entrevista ao UOL Esporte, Celso Pacheco, responsável pelo setor de comercialização da Sport Promotion, empresa que negocia as placas de publicidade dos jogos do campeonato, explicou as dificuldades esperadas para este ano.
“Claro que o número de telespectadores seria maior com um clube de grande torcida. A imagem seria exibida mais vezes e assistida por mais pessoas. E quanto mais o anunciante tiver repercussão, melhor. A gente torce por mais resultado para que os contratos sejam renovados”, indicou Pacheco.
Neste ano foi renovado o contrato da venda dos direitos de transmissão com a TV Globo. O valor foi definido em R$ 35 milhões e começa a valer a partir de 2011 com duração de quatro anos. O executivo também falou sobre expectativa quanto ao mercado nordestino, uma vez que seis clubes da região participam do campeonato.
“A TV Globo continua transmitindo jogos aos sábados e no Nordeste as pessoas vão acompanhar os times de maior tradição. Quando Sport e Náutico vierem jogar em São Paulo todo mundo em Pernambuco vai querer ver. Tem um bom mercado lá também”, concluiu
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Benê Lima