Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, maio 31, 2010

Sem psicólogo, Dunga diz comandar jogadores com sua filosofia
Treinador valoriza vontade de estar na seleção, de ajudar a equipe e de brigar por ela
Equipe Universidade do Futebol

Desde que entrou no comando da seleção Carlos Caetano Bledorn Verri, popularmente conhecido como Dunga, valoriza o comprometimento dos jogadores com a equipe nacional. Em 2006, foi justamente este ponto que virou foco de críticas após a derrota para a França e o fim do sonho de conquistar o Hexa naquele ano.

Ao que tudo indica, os jogadores absorveram bem o estilo patriota do treinador. Em todas entrevistas concedidas pelos jogadores durante o período de concentração no CT do Caju, em Curitiba, os atletas exaltaram o orgulho de vestir a “amarelinha”.

“Tenho certeza que estar na seleção já é uma motivação muito grande, ninguém aqui pensa diferente”, enalteceu Gilberto Silva.

Até os jogadores reservas mantiveram o discurso. Mesmo sem ter participar dos jogos com a mesma freqüência dos titulares, os jogadores transpareceram a alegria de compor o grupo.

“Trabalhei muito para ganhar essa confiança e vou trabalhar para ajudar”, diz Kleberson. O lateral direito Daniel Alves concordou. “O mais importante é estar aqui, fazendo parte desse grupo. Não importa onde eu jogue”.

Para explicar a ausência de um profissional especializado no acompanhamento psicológico de jogadores, Dunga disse trabalhar este fator nas atividades cotidianas da seleção. Para o comandante, os atletas já têm uma estrutura neste quesito.

“Trabalhamos com pessoas maduras, que sofreram a vida toda. Não será meia hora de conversa com um psicólogo que vai mudar a cabeça de alguém. É muito mais fácil fazer isso no dia a dia, adquirindo a confiança dos jogadores e mostrando que eles chegaram por méritos próprios. Isso, sim, funciona: mostrar algo positivo”, revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima