Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, maio 20, 2010

Futebol vira destaque em principal revista americana; convocação de Dunga é contestada
Para Sports Illustrated, perfil da seleção nacional na África do Sul renegará história
Equipe Universidade do Futebol

“O samba morreu”. Com essa frase, em referência ao perfil da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010, a revista Sports Illustrated, tradicional periódico esportivo norte-americano, dedicou a capa de sua última edição ao futebol, fato raro na história da publicação.

A última vez que o futebol emplacou uma capa da revista foi em 2007, quando o inglês David Beckham foi transferido para o Los Angeles Galaxy.

Em um dos artigos da atual edição, a mais prestigiada mídia escrita do setor naquele país teceu críticas às escolhas de Dunga, o técnico da equipe principal do Brasil. Talvez, um acompanhamento da realidade econômica global, apontou Grant Wahl.

Na avaliação do jornalista, a atual condição, em que os sul-americanos são colocados como uma força global, é acompanhada pela alteração também na forma de atuar da seleção. “De despreocupado e criativo para sóbrio e sério. A beleza precisa ser sacrificada para alcançar o sucesso?”, questiona a revista.

O texto recolhe depoimentos de torcedores do Rio de Janeiro, os quais se mostram insatisfeitos com a forma tática de jogar, as ausências de jogadores talentosos, como Ronaldinho Gaúcho e Neymar, além de citar a preferência do time de Dunga em defender e aplicar contra-ataques.

Wahl, que assina a produção, converge essa ponderação técnica com o último fracasso da seleção, no Mundial de 2006, quando o Brasil era taxado como grande favorito ao título. O “disciplinador Dunga”, então, apareceu como uma resposta ao comportamento da equipe na competição realizada na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima