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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 18, 2010

Ypióca usa marketing de emboscada com Copa-10
Ideia é oferecer objetos que remetem ao Mundial sul-africano, mesmo sem citá-lo diretamente

A Ypióca lançará uma campanha de R$ 4 milhões visando a Copa do Mundo da África do Sul. No entanto, sem os direitos de patrocínio do evento, a empresa será indireta em suas ações, caracterizando o chamado "marketing de emboscada", quando nomenclaturas oficiais são ocultadas de uma campanha.

Mesmo sem poder usar o nome da competição, o projeto foi criado especialmente para a Copa do Mundo. Estão incluídos propagandas em rádio e em televisão, além de campanhas com material promocional. Até a banda Aviões do Forró faz parte da ação. Ela cantará o recém criado "Hino da Ypióca" em todos os seus shows até o final do mundial e gravará a música em seu próximo álbum. As peças publicitárias serão lançadas no dia 4 de maio.

A técnica de marketing de emboscada não é incomum, principalmente quando se trata de um evento de fácil identificação, como a Copa do Mundo. Recentemente, a Donna Produtos Personalizados, empresa do ramo alimentício que faz produtos para outras empresas, anunciou brindes identificados com a competição.

A ideia é oferecer objetos que remetem à Copa do Mundo, mesmo sem citá-la diretamente. Ou seja, apitos, bandeiras e outros apetrechos em verde e amarelho, ligando uma marca à torcida do consumidor.

Na África do Sul, um caso explícito de marketing de emboscada ficou em evidência com uma companhia aérea local chamada Kulula. Após intervenção da Fifa por usar o nome "Copa do Mundo" em seus anúncios mesmo sem ser patrocinadora oficial, a empresa fez o seu protesto de forma bem-humorada. No novo slogan, os dizeres: "Kulula: A Transportadora Nacional Não-Oficial Da Você-Sabe-O-Quê".

Com desenhos que remetiam diretamente ao mundial e com a mensagem nada discreta, a Fifa, claro, proibiu o anúncio.

Fonte: Máquina do Esporte

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Benê Lima