A Ypióca lançará uma campanha de R$ 4 milhões visando a Copa do Mundo da África do Sul. No entanto, sem os direitos de patrocínio do evento, a empresa será indireta em suas ações, caracterizando o chamado "marketing de emboscada", quando nomenclaturas oficiais são ocultadas de uma campanha.
Mesmo sem poder usar o nome da competição, o projeto foi criado especialmente para a Copa do Mundo. Estão incluídos propagandas em rádio e em televisão, além de campanhas com material promocional. Até a banda Aviões do Forró faz parte da ação. Ela cantará o recém criado "Hino da Ypióca" em todos os seus shows até o final do mundial e gravará a música em seu próximo álbum. As peças publicitárias serão lançadas no dia 4 de maio.
A técnica de marketing de emboscada não é incomum, principalmente quando se trata de um evento de fácil identificação, como a Copa do Mundo. Recentemente, a Donna Produtos Personalizados, empresa do ramo alimentício que faz produtos para outras empresas, anunciou brindes identificados com a competição.
A ideia é oferecer objetos que remetem à Copa do Mundo, mesmo sem citá-la diretamente. Ou seja, apitos, bandeiras e outros apetrechos em verde e amarelho, ligando uma marca à torcida do consumidor.
Na África do Sul, um caso explícito de marketing de emboscada ficou em evidência com uma companhia aérea local chamada Kulula. Após intervenção da Fifa por usar o nome "Copa do Mundo" em seus anúncios mesmo sem ser patrocinadora oficial, a empresa fez o seu protesto de forma bem-humorada. No novo slogan, os dizeres: "Kulula: A Transportadora Nacional Não-Oficial Da Você-Sabe-O-Quê".
Com desenhos que remetiam diretamente ao mundial e com a mensagem nada discreta, a Fifa, claro, proibiu o anúncio.
Fonte: Máquina do Esporte
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Benê Lima