Alcides Scaglia
Há certo tempo venho destacando a necessidade de que as novas tendências em pedagogia do esporte superem a hegemonia da abordagem tradicional de esportes.
Contudo, quero apresentar em uma sequência de quatro crônicas pedagógicas, de forma mais organizada, pontualmente, as diferenças metodológicas e de fundamentação evidenciando as variadas perspectivas paradigmáticas, suas consequências e objetivos, entre a pedagogia do esporte que se pauta na abordagem tradicional de ensino e as novas tendências em pedagogia do esporte, as quais impedem a comum e pacífica convivência entre essas duas principais abordagens.
Desse modo, a partir do quadro esquemático abaixo, iniciaremos uma discussão importante e necessária no cenário atual que carrega no interstício as perspectivas para o futuro:
Este quadro esquemático, em sua primeira versão, foi publicado por mim em um caderno do curso de especialização do programa “Segundo Tempo”. Ao correr dos anos, ele foi sendo completado e melhor interpretado. Exatamente por isso quero ao longo das próximas crônicas apresentar a interpretação do quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima