Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, maio 19, 2010

As novas tendências em pedagogia do esporte – parte 1
As diferenças metodológicas e de fundamentação evidenciando as variadas perspectivas paradigmáticas, suas consequências e objetivos

Alcides Scaglia

Há certo tempo venho destacando a necessidade de que as novas tendências em pedagogia do esporte superem a hegemonia da abordagem tradicional de esportes.

Contudo, quero apresentar em uma sequência de quatro crônicas pedagógicas, de forma mais organizada, pontualmente, as diferenças metodológicas e de fundamentação evidenciando as variadas perspectivas paradigmáticas, suas consequências e objetivos, entre a pedagogia do esporte que se pauta na abordagem tradicional de ensino e as novas tendências em pedagogia do esporte, as quais impedem a comum e pacífica convivência entre essas duas principais abordagens.

Desse modo, a partir do quadro esquemático abaixo, iniciaremos uma discussão importante e necessária no cenário atual que carrega no interstício as perspectivas para o futuro:



Este quadro esquemático, em sua primeira versão, foi publicado por mim em um caderno do curso de especialização do programa “Segundo Tempo”. Ao correr dos anos, ele foi sendo completado e melhor interpretado. Exatamente por isso quero ao longo das próximas crônicas apresentar a interpretação do quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima