Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, outubro 04, 2011

Atlético-PR se “une” a Corinthians e adquire aparelho de densitometria óssea

capa_250609

Dexa, que mede a composição corporal dos atletas, utilizando uma técnica não invasiva, está presente no clube paulista desde 2009
Equipe Universidade do Futebol

No primeiro semestre de 2009, quando ainda contava com Ronaldo em seu elenco principal de jogadores, o Corinthians fez um investimento de aproximadamente R$ 250 mil para o departamento médico e físico. Tratava-se do Dual Exray Absorpmetry, também conhecido como Dexa, equipamento de análise da composição corporal que monitora os atletas e apresenta grandes benefícios para o campo da fisiologia. Agora, o Atlético-PR se juntou aos paulistas e se tornou o segundo clube do país a ter tal plataforma em sua estrutura.

Em poucos minutos, tal qual um scanner, é possível se fazer uma leitura de várias partes do corpo dos atletas. Informações sobre densidade óssea, massa gorda, massa magra e porcentagem de gordura dos jogadores são expressas, utilizando uma técnica não invasive. A partir daí, medidas preventivas podem ser tomadas pela comissão que atua no CECAP (Centro de Reabilitação do Atleta do Clube Atlético Paranaense).

Outra vantagem da densitometria é a determinação da composição corporal por regiões do corpo isoladamente (braços, pernas, tronco e abdômen).

“O intuito do CECAP é sempre estar na vanguarda no que diz respeito a avaliação dos atletas sendo juntamente com o Corinthians os dois únicos clubes do Brasil a ter este equipamento. Assim, o projeto de transformar o departamento médico atleticano em modelo nacional e internacional de avaliação, cada vez mais, torna-se uma realidade”, afirmou o coordenador geral do DM rubro-negro, Edílson Thiele.

.

Um comentário:

  1. Os atletas sempre se estão lastimando, e acho muito bem que o club adquiriu o aparelho de densitometria ossea para cuidar a saúde dos seus jogadores.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima