No primeiro semestre de 2009, quando ainda contava com Ronaldo em seu elenco principal de jogadores, o Corinthians fez um investimento de aproximadamente R$ 250 mil para o departamento médico e físico. Tratava-se do Dual Exray Absorpmetry, também conhecido como Dexa, equipamento de análise da composição corporal que monitora os atletas e apresenta grandes benefícios para o campo da fisiologia. Agora, o Atlético-PR se juntou aos paulistas e se tornou o segundo clube do país a ter tal plataforma em sua estrutura.
Em poucos minutos, tal qual um scanner, é possível se fazer uma leitura de várias partes do corpo dos atletas. Informações sobre densidade óssea, massa gorda, massa magra e porcentagem de gordura dos jogadores são expressas, utilizando uma técnica não invasive. A partir daí, medidas preventivas podem ser tomadas pela comissão que atua no CECAP (Centro de Reabilitação do Atleta do Clube Atlético Paranaense).
Outra vantagem da densitometria é a determinação da composição corporal por regiões do corpo isoladamente (braços, pernas, tronco e abdômen).
“O intuito do CECAP é sempre estar na vanguarda no que diz respeito a avaliação dos atletas sendo juntamente com o Corinthians os dois únicos clubes do Brasil a ter este equipamento. Assim, o projeto de transformar o departamento médico atleticano em modelo nacional e internacional de avaliação, cada vez mais, torna-se uma realidade”, afirmou o coordenador geral do DM rubro-negro, Edílson Thiele.
.
Os atletas sempre se estão lastimando, e acho muito bem que o club adquiriu o aparelho de densitometria ossea para cuidar a saúde dos seus jogadores.
ResponderExcluir