Quais são os benefícios desses exercicios e em que eles podem ajudar o atleta da modalidade?Marwan Lopes*O método Pilates foi idealizado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) durante a Primeira Guerra Mundial. Joseph apresentava grande fraqueza muscular por causa de diversas enfermidades, e isso o incentivou a estudar e buscar força muscular em exercícios diferentes dos conhecidos em sua época.
Desenvolvido inicialmente para obter o ganho de força muscular, hoje em dia o Pilates ganhou popularidade por conta do ganho de flexibilidade e equilíbrio corporal. Os exercícios que compõem o método envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e, principalmente, isométricas, com ênfase no que Joseph denominou power house (ou centro de força). Esse centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais, lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo. Então, durante os exercícios, a expiração é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, do multífido e dos músculos do assoalho pélvico.
O método é recomendado para ganho de flexibilidade, de definição corporal, e para aumento da saúde. Recentemente ganhou espaço no tratamento de atletas de elite em período de reabilitação, sendo também empregado no tratamento de desordens neurológicas, dor crônica, problemas ortopédicos e lombalgia.
O Pilates tem importância fundamental na estabilização corporal, ou seja, trabalha a musculatura estabilizadora do corpo e faz com que pensemos que este método seja eficaz também ao atleta de futebol.
Na modalidade, podemos citar três conceitos básicos que devem ser trabalhados: força, resistência, potência, que são fundamentais para que o atleta alcance seu desempenho ideal para a prática esportiva, além da flexibilidade, que é outro conceito importante para a prática esportiva, pois faz com que o atleta tenha uma maior amplitude de movimento – algo de grande valia para a prática esportiva.
Através destas informações, podemos concluir que o Pilates atua de maneira positiva no atleta de futebol, pois potencializa o desempenho a partir do desenvolvimento de resistência, coordenação e força. E como esse esporte requerer mudança rápida de direção e, muitas vezes, ritmo próximo do máximo, um físico inflexível dificulta os movimentos necessários.
Benefícios do Pilates para o programa de condicionamento de futebol:
• Cria a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade;
• Cria músculos longos e resistentes sem volume adicional;
• Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento;
• Restaura a postura natural e o alinhamento do corpo;
• Melhora a estabilidade e o equilíbrio;
• Corrige os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesão;
• Aumenta a resistência através de técnicas de respiração correta;
• Fortalece a parte superior do corpo sem acrescentar volume.Fonte: www.revistapilates.com.br
Bibliografia:
Silva ACLG, Mannrich G. PILATES NA REABILITAÇÃO: uma revisão sistemática. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 22, n. 3, p. 449-455, jul./set. 2009
*http://marwanfisio.blogspot.com
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima