Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, outubro 05, 2011

Maioria presta atenção em marcas na camisa, diz Ibope

O maior número de respostas positivas para as marcas no uniforme está entre os mais jovens
Novo uniforme do Icasa (Foto: Divulgação/Icasa)
A maioria dos telespectadores brasileiros presta atenção nas marcas dos uniformes. A conclusão foi apresentada pelo estudo do Ibope sobre hábitos dos torcedores em relação ao esporte.

Segundo o levantamento, 69% das pessoas prestam atenção nos patrocinadores dos uniformes, número superior àqueles que fazem o mesmo com as vinhetas nas transmissões ou nos intervalos das partidas, com 62% e 59% respectivamente.

O maior número de respostas positivas para as marcas no uniforme está entre os mais jovens. Com o telespectador que tem entre 15 e 19 anos, 73% dos pesquisados afirmaram que prestam atenção nos patrocinadores.

Outros dois fatores questionados pela pesquisa se referem ao local do evento, que 68% das pessoas prestam atenção, e às falas do locutor, que 67% dos telespectadores escutam com maior vigilância.

O futebol brasileiro tem vivido nos últimos anos um boom de patrocinadores no uniforme. Esse aspecto a pesquisa não consegue alcançar, o que impossibilita a percepção de quantas pessoas observam marcas em locais com menor visibilidade, caso da propriedade na numeração do uniforme.

Outro fator que a pesquisa não abrange é o tamanho da dispersão de um torcedor frente a pluralidade de marcas em um uniforme. Segundo o Ibope, seria necessária uma pesquisa específica para atingir esse grau de detalhamento.

A pesquisa do Ibope abordou nove mil pessoas dos 12 principais regiões metropolitanas do Brasil. O levantamento compreende um universo de 50 milhões de pessoas.

Fonte: Máquina do Esporte / Por: Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima