Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, outubro 03, 2011

A preparação da comissão técnica: dentro e fora das quatro linhas

Para se sobressair nesse ambiente competitivo é preciso dominar vários conteúdos teórico-práticos além do jogo

Bruno Baquete

Venho apresentando inúmeras atividades práticas para o treinamento de equipes de futebol, desde as categorias menores até o profissional.

Contudo, peço licença para falar sobre a preparação dos membros da comissão técnica.

No futebol, assim como nas demais áreas, não existe fórmula mágica para o sucesso.

Uns dizem que é trabalho, outros que é conhecimento, outros competência, dom, sorte...

Além disso, ter sucesso é relativo e vai de acordo com os objetivos traçados por cada um.

Desta forma, cada um deve traçar seus próprios objetivos e encontrar o caminho para alcançá-los.

Dizendo assim até parece fácil...

Mas na prática o caminho é árduo e requer uma preparação de anos, para não dizer de uma vida inteira.

Preparação que não pode ser realizada de qualquer forma. É preciso saber onde buscar as informações e de “mestres” para lhe indicar o caminho.

Caminho que passa pelo conhecimento profundo do fenômeno em seus aspectos técnico-tático-físico-mental-cultural-social-histórico-organizacional-metodológico-de gestão...

E quando digo conhecimento me refiro às questões teórico-práticas, pois no futebol a teoria é colocada a prova a cada dia e se não ajudar a responder os problemas do jogo, “não serve” (entre aspas, pois toda informação é valida e nos ajuda de alguma forma).
 


 

Atual treinador da seleção brasileira sub-20 e coordenador das categorias de base da CBF, Ney Franco abordará Aspectos Técnico-Táticos da Formação de Atletas no Brasil. Confiraaqui!

 

O caminho pode ser construído na universidade, nas escolas, em cursos, palestras, mas não podemos esquecer de passar pelo campo, pois é nele que as coisas acontecem e é lá que aprendemos coisas particulares.

Quando digo campo extrapolo as quatro linhas e abarco todas as questões organizacionais de um clube.

Um bom profissional deve saber resolver os problemas do campo e de fora dele, pois ambos se relacionam intimamente, tanto positiva como negativamente.

Para resolver bem esses problemas é preciso ter conhecimento e ser submetido diversas vezes às situações-problemas do futebol.

Assim como um jogador é estimulado a resolver os problemas de jogo, jogado, os membros da comissão técnica resolvem melhor os problemas do futebol (de gestão do grupo, de planejamento, de elaboração de sessões e atividades, etc.) vivenciando e enfrentando as adversidades do dia a dia.

O objetivo da coluna não é trazer nenhuma resposta definitiva, mas sim fazer uma reflexão sobre a preparação de nós, profissionais do futebol.

Para terminar, deixo uma célebre frase de Manuel Sérgio: “no futebol, quem só sabe futebol, pouco sabe de futebol!”.

Até a próxima!

Tags: conhecimento, comunicação, dados, Tecnologia, treinador, assistente técnico,preparador de goleiros, grupo

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima