Nesta semana, o deputado Donisete Braga (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei destinado a controlar e fiscalizar, por meio de imagens, o acesso do público aos estádios de futebol.
Desde o momento da compra ingresso, passando pelo acesso às catracas do estádio, até um monitoramento por imagens internas, o torcedor terá sua imagem capturada, prevê o texto.
“O país que vai sediar a Copa do Mundo em 2014 tem que tomar medidas contra a violência nos estádios. Hoje somos líderes em mortes por causa dos confrontos no futebol”, argumento Braga.
Em consonância com o Estatuto do Torcedor, o projeto estabelece que, para efetuar a aquisição do bilhete, o torcedor apresente documento oficial de identidade, preencha um cadastro e tenha sua imagem fotográfica capturada.
As imagens geradas pelos veículos de transmissão oficializados poderiam ser utilizados pelos órgãos de segurança. A ponderação do deputado é que esse processo não represente ônus ao Poder Público.
O clube ou o órgão que administra a praça esportiva seria o responsável pela implantação do sistema de identificação e monitoramento. A formação de um batalhão de polícia especializada, para atuar durante os espetáculos esportivos, e a criação de uma justiça especializada, integrada pelo Ministério Público e Poder Judiciário, para tratar dos conflitos, também está na pauta defendida pelo parlamentar petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima