Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Identificação fotográfica em estádios é base de projeto de lei em SP
Deputado petista defende ainda polícia especializada e integrada com esferas majoritárias
Equipe Universidade do Futebol

Nesta semana, o deputado Donisete Braga (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei destinado a controlar e fiscalizar, por meio de imagens, o acesso do público aos estádios de futebol.

Desde o momento da compra ingresso, passando pelo acesso às catracas do estádio, até um monitoramento por imagens internas, o torcedor terá sua imagem capturada, prevê o texto.

“O país que vai sediar a Copa do Mundo em 2014 tem que tomar medidas contra a violência nos estádios. Hoje somos líderes em mortes por causa dos confrontos no futebol”, argumento Braga.

Em consonância com o Estatuto do Torcedor, o projeto estabelece que, para efetuar a aquisição do bilhete, o torcedor apresente documento oficial de identidade, preencha um cadastro e tenha sua imagem fotográfica capturada.

As imagens geradas pelos veículos de transmissão oficializados poderiam ser utilizados pelos órgãos de segurança. A ponderação do deputado é que esse processo não represente ônus ao Poder Público.

O clube ou o órgão que administra a praça esportiva seria o responsável pela implantação do sistema de identificação e monitoramento. A formação de um batalhão de polícia especializada, para atuar durante os espetáculos esportivos, e a criação de uma justiça especializada, integrada pelo Ministério Público e Poder Judiciário, para tratar dos conflitos, também está na pauta defendida pelo parlamentar petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima