Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, fevereiro 09, 2010


Pesquisa indica que futebol beneficia controle da pressão em pessoas inativas
Índices de homens e mulheres hipertensos apresenta queda após jogos em duas ocasiões por semana
Equipe Universidade do Futebol

Pessoas que não atuam em alto rendimento e apresentam pressão arterial elevada podem ver o índice da doença reduzido significativamente. Como? Jogando futebol pelo menos duas vezes por semana. É o que indica estudo desenvolvido pela Universidade de Copenhague e pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia

A partir de uma interação com hospitais e clínicas associadas, o artigo publicado recentemente revelou que os voluntários estudados por três meses, praticando a modalidade por esse período específico, apresentou redução também na frequência cardíaca de repouso e no percentual de gordura corporal.

Tanto em homens quanto em mulheres, o futebol aponta mais efeitos cardiovasculares, como consumo máximo de oxigênio, elasticidade do sistema vascular, colesterol e gordura do que treinamento de força, como a musculação, e igual ou até mais do que a corrida.

“Nossa pesquisa mostra que o futebol é uma forma versátil e intensa de exercício que proporciona um efeito positivo sobre fatores de risco cardiovascular em um grupo grande de homens e mulheres adultos inativos”, disse Peter Krustrup, pesquisador do Instituto.

“Com base nos resultados, o futebol pode ser recomendado como parte do tratamento para pressão alta e para a prevenção de doenças cardiovasculares”, completou.

A eficiência do futebol contra a pressão alta é maior que as recomendações de médicos em relação às dietas e a outros exercícios físicos, estabelecem ainda os dados, parte de um grande plano financiado pelo departamento médico e de pesquisa da Fifa, pelo Ministério da Cultura da Dinamarca, entre outras entidades, para mostrar a relação do futebol com a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima