Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Motivação e cansaço dos artistas do mundo do esporte
Tem que se poder prevenir o desgaste do esportista a partir de ambos os aspectos, tanto físicos quanto psicológicos
Luciana Vainstoc

Partamos da definição: motivação é a direção e intensidade do esforço. Direção se refere se um indivíduo busca, se aproxima ou se sente atraído por certas situações.

A motivação é o estado de ânimo que faz com que realizemos o treinamento com vontade, perseverança e sem tomar conta do cansaço; pode ser desenvolvida no competidor de duas maneiras: forma externa e/ou interna.

A palavra motivação provém da raiz movere – mover – movimento; alguns dos sinônimos que normalmente são utilizados para falar de motivação são: excitação, energia, intensidade, ativação, força, etc.

Existem dois tipos de motivação:

• Motivação interna: quando se realiza uma tarefa com ausência de esforço externo (fatores pessoais, interesses, metas, objetivos);

• Motivação externa: quando se está movido para conseguir uma recompensa (dinheiro, prêmios, recordes, medalhas).

Tem que se poder prevenir o cansaço do esportista a partir de ambos os aspectos, tanto físicos quanto psicológicos.

• Incluir períodos de descanso físico e mental que evitem o sobretreinamento. Sobretudo nos momentos que exijam muitas horas de trabalho (competências seguidas).

• Variar o planejamento das sessões de treinamento de maneira que suscite interesse e evite o aborrecimento e, em consequência, uma baixa motivação.

Em relação ao aspecto psicológico

• Aumentando a motivação, estabelecendo objetivos possíveis e metas de sucesso.

• Autoconfiança: tendo controle das variedades variáveis que afetam o esportista e que possam tomas decisões corretas e no momento adequado.

• Trabalhar sobre a influência do estresse. Que possam reconhecer todas aquelas variáveis que lhes coloca em uma situação estressante e, mediante determinadas técnicas, possam alcançar seu estágio ótimo.

• Trabalhar com os esportistas reservas que têm pouca atividade e estão menos preparados para os efeitos do estresse com competência. Além disso, seu tempo de inatividade os coloca em uma situação de ansiedade e estresse que os leva, muitas vezes, a não medir as consequências desde o físico, provocando uma lesão ou resultando em uma lesão se sua inatividade era por recuperação.

É importante saber que quanto mais motivado está um esportista, menos tempo e chances ele tem para sentir e sofrer o cansaço.

Por isso, é fundamental aludir ao tema da motivação, já que se suportar um grande cansaço físico, as vontades e as motivações interna e externa (neste caso, os prêmios, ganhar campeonatos, mostrar-se ao mundo) geram no jogado um esquecimento de tudo: o poder físico passa, primeiro, pelo poder mental de ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima