Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, fevereiro 09, 2010

SÃO PAULO 1 X 2 SANTOS - CONTRA ATAQUE ARMADO E TALENTO INDIVIDUAL GARANTEM VITÓRIA AO PEIXE!!!!




FOTO: GLOBOESPORTE

Na grande expectativa da volta de Robinho o Santos superou o forte sistema de marcação do Tricolor e venceu com gols deNeymar e do Rei da Pedalada que marcou um golaço de letra. Mesmo fora de forma, ele mostrou muito talento e inteligência, mas Dorival deveria evitar posicioná-lo de costas para oszagueiros.
O jogo se definiu com o Santos ficando com a posse de bola e tomando a iniciativa, enquanto que o São Paulo fechava as laterais e explorava os contra ataques através de lançamentos. Contudo, a linha de marcação postada no meio campo foi aos poucos recuando e o Santos passou a rondar a área. Os números obtidos pelo Scout Online traçam um perfil interessante da partida. O Peixe acertou 386 passes certos e 45 errados enquanto que o São Paulo trocou 227 e errou 36. O São Paulo explorou bastante os lançamentos, foram 15 certos e 17 errados contra apenas 6 ( 4 errados) pelo lado do Santos. Baseando seu jogo no sistema de marcação, O São Paulo realizou 100 ações defensivas ( desarmes +interceptações), contra 78 do Peixe.
Com estas duas escolas distintas de jogar futebol e com poucas faltas no jogo , foram 13 cometidas pelo São Paulo e 11 do Santos, os 2 times acabaram por finalizar exatamente da mesma maneira, foram 15 finalizações para cada lado sendo 9 erradas e 6 certas. Porém , o resultado do jogo foi definido por mais 3 fatores: o talento e leveza do time do Santos aliada a transição pelo meio que Arouca trouxe para a equipe, as alterações equivocadas de Ricardo Gomes no 2º tempo que esfacelaram o poderio ofensivo dotime e o contra ataque com 5 atletas puxado pelo Santos apósescanteio do São Paulo, claramente fruto de treinamento e mérito de Dorival. Enfim, foi um jogo agradável de um time competitivo ( São Paulo) contra um time que joga um futebol bonito (Santos).

SÃO PAULO - EM JOGO EQUILIBRADO FALTOU UM ALGO MAIS!!!!

Ricardo Gomes rodou, rodou e acabou escalando o 3-4-2-1 do ano passado, porém Marcelinho Paraíba da mais qualidade na chegada ao ataque. O SãoPaulo tentou e conseguiu fechar os lados do campo com Jorge Wagner e Jean e fechou o meio com uma linha de 4 no meio campo, que enquanto estava postada na linha do meio marcou com eficiência o Santos. Os lançamentos longos nas costas dos laterais santistasfoi uma arma constante utilizada pelo Tricolor, mas quando o Santos passou a fazer a transição pelo meio dominou o jogo e fez a bola chegar em seu ataque talentoso. O goleiro Rogério Ceni teve Renato Silva pela direita, Xandão ( quem diria em Guarani) centralizado e Miranda pela esquerda formando o trio defensivo. Jean pela direita, Jorge Wagner pela esquerda marcaram pelos lados e entravam em diagonal.Richarlyson e Hernanes pelo meio com Dagoberto e Marcelinhoencostando em Washington completaram o time.

Na volta do intervaloRicardo sacou Washington para a entrada do apagado e irreconhecível Cleber Santana, assim o sistematático passou a ser o 3-5-2 com Cleber centralizado na armação de jogadas com Marcelinho eDagoberto no ataque, porém Dagoberto sentiu uma lesão e foisubstituído por Roger, que em seu 1º toque fez o gol de empate.
Ricardo então voltou ao 3-4-2-1 com Marcelinho postado ao lado de Cleber Santana. O destaque nesta fase do jogo foi Hernanes , que passou a chamar a responsabilidade do jogo. Quando Léo Lima entrou no lugar de Marcelinho Paraíba ( outro erro do treinador) otime ficou muito lento no ataque e foi presa fácil para a boa performance do sistema defensivo do Peixe neste jogo.

SANTOS - TRANSIÇÃO PELO MEIO FOI A NOVIDADE, ALÉM DEROBINHO, É CLARO!!

Para quem não dava nada o Santos está montando um time que poderá ser bem competitivo em 2010, claro que a imprensa exagera e já clama o título de melhor futebol do Brasil. Calma lá!!! Otime é bom, o treinador também, tem craques consagrados e jovens promessas se firmando, mas a equipe deu um passo gigantesco neste jogo para se firmar como time de futebol. Veja só, quem acompanha as análises do Santos no www.pranchetadotecnico.blogspot.com, percebe que fechando as laterais o time mostrou muita dificuldade, ontem o time fez a transição pelo meio, mostrando evolução com os treinamentos ( isto só para quem treina de verdade) e a importância de Arouca para o time. O goleiro Filipe teve Wesley ( vem se destacando como um importante coringa para Dorival) na direita, Edu Dracena e Durval centralizados e jogando muito bem eLéo pela esquerda formando a linha defensiva. Interessante notar que na marcação santista a sobra é feita quase sempre por EduDracena e não pelos laterais, para que isto aconteça Rodrigo Mancha, o 1º volante dá o primeiro combate enquanto Durval pega o outro atacante. Isto possibilita liberar os laterais com mais facilidade formando um falso 3-5-2. Arouca como 2º volante melhorou e muito a saída de bola pelo meio, Marquinhos e PauloHenrique completaram o setor com Neymar e André no ataque.

Veja no encaixe de marcação que o São Paulo tentou bloquear as laterais com relativo sucesso e explorar as costas dos laterais santistas, porém a equipe foi surpreendida pela transição promovida por Arouca. Neste jogo de gato e rato foi melhor para o Peixe.

Depois dos 10 do segundo tempo, Dorivalpromoveu a reestréia de Robinho no lugar de André, porém o atacante jogou de costas para os zagueiros e longe deNeymar, mas como é um atleta diferenciado e inteligente, buscou seu espaço vindo buscar a bola pelo meio e pegando o zagueiro de frente, Neymarcontribuiu também ao ficar mais centralizado e promover uma tabela fantástica. Dorival ainda sacouMarquinhos para a entrada de Zé Eduardo, porém ao invés de promover o 4-3-3 com 2 atacantes abertos o sistema se manteve o mesmo.

No encaixe desta fase do jogo, o 3-5-2 do São Paulo tinha bom potencial, mas a saída de Washington e a má performance deCleberSantana, enquanto que a dupla de ataque santistafez uma melhor partida.
Para fechar o time depois do gol , Dorivalsacou Neymar e formou um 4-3-1-2 mais defensivo.

Um Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima