Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Treinador da Holanda trabalha por constância de performance e ruptura de bloqueio mental
Para van Marwijk, equipe não tem o mesmo potencial que rivais da Europa e Brasil, e é precisa que os atletas estejam em forma
Equipe Universidade do Futebol

Na edição de 2008 da Euro, a Holanda encantou a torcedores e crítica, especialmente por conta do desempenho diante de forças tradicionais, como Itália e França. Entretanto, quando teve pela frente uma equipe que não era taxada como favorita por muitos, acabou fraquejando.

“Na última Eurocopa, vencemos a Itália e a França. Todos na Holanda já estavam comemorando e depois perdemos e fomos para casa”, relatou Bert van Marwijk, atual treinador do selecionado laranja, em referência ao duelo contra a Rússia nas quartas de final.

Segundo o comandante, a Holanda vem apresentando resultados irregulares nos últimos anos em grandes competições por um fator específico: psicológico. E para que não se repita a história na Copa do Mundo na África do Sul, um trabalho nessa esfera deverá ser desenvolvido.

“Temos que melhorar essa inconsistência, que parece ser um bloqueio mental. É muito difícil de explicar. Tentei durante o último ano e meio colocar na cabeça dos jogadores que eles têm que acreditar mais neles. Mas é um processo lento”, justificou Marwijk.

“Nós não temos tanto potencial quanto Alemanha, Brasil, Inglaterra ou Itália. Portanto, é essencial que nossos melhores jogadores estejam em form. Quando é este o caso, podemos vencer qualquer equipe. Agora, temos de aprender a fazer isso durante um período consistente”, finalizou o treinador, cuja equipe ocupa o Grupo E no Mundial-10, ao lado de Camarões, Japão e Dinamarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima