Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

' Uso o cerebro e não a bunda pra fazer sucesso (y)

A competência comportamental a favor da eficácia no futebol
Não há controle de todas as variáveis, mas cada atleta pode fazer a sua parte melhor e perceber sinalizadores que apontam algo fora do contexto esperado de sucesso
Irene Araújo Corrêa

No mundo do futebol estão fadados ao naufrágio, à frustração e ao insucesso os times que não promovem um trabalho preventivo e especializado em prol da competência comportamental dos seus atletas. Com isso, não estão preparados efetivamente para enfrentar crises, tomar decisões rápidas sob pressão e gerenciar ocorrências inesperadas. As declarações de amor eterno e indignação com os resultados abaixo do esperado de nada adiantam.

Claro, ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar tudo o que vai acontecer. Mas a inércia não é opção no futebol. É preciso planejar, organizar, reorganizar, redefinir prioridades e novas ações se necessário, para modificar os erros e pensar antes todas as possibilidades. Várias situações negativas que assistimos em 2009 no Campeonato Brasileiro escancararam distorções sobre a competência comportamental dos atletas em momentos de crise. Mas como fazer para não repetir as mesmas distorções na temporada seguinte?

Primeiro é entender que o comportamento humano recebe influências. Atletas sofrem influências, sejam elas inadequadas pelo excesso ou pela omissão. Quando os mesmos tipos de influências permanecem, a consequência é estagnar e não evoluir. Mesmos componentes emocionais, mesmos resultados.

Em comportamento é sabido que só se pode oferecer aquilo que se tem para oferecer. Então, não adianta esperar milagres. A diferença está no grau de aproveitamento do potencial. Entender que um time, quando entra em uma situação adversa, dependerá de vários fatores para sair com êxito dessa situação. Não há controle de todas as variáveis, mas cada um pode fazer a sua parte melhor e, com isso, perceber com mais facilidade sinalizadores que apontam quando algo está fora do contexto esperado de sucesso.

Com um planejamento bem feito é possível enxergar estes sinalizadores, pois destoam da realidade. Quando a equipe se conhece ao ponto de assumir suas deficiências sem mascará-las, as situações adversas podem ser neutralizadas ou amenizadas. Se as deficiências são mascaradas para evitar cobranças ou pressão, todo o trabalho fica comprometido e à mercê das circunstâncias. E, muito provavelmente, a equipe ficará refém do medo. E o medo gera atitudes de insegurança que, em campo, se traduzem em agressividade e ineficiência.

Para começar a quebrar esse ciclo, torna-se necessário refletir sinceramente sobre as razões de todas as ocorrências que geraram os resultados.

Outro exercício é também resgatar o entendimento sobre tudo o que deu certo, verificando o que foi feito de diferente. E, por último, trabalhar de forma orientada a competência comportamental da equipe, afinal é um dos fatores mais importantes para nortear o processo de melhora da performance, tanto individual como em grupo. Não se trata de inventar a roda ou reinventar o futebol.

A competência comportamental sempre existiu e, se observarmos histórias de sucesso, perceberemos vestígios de sua presença, ainda que praticada de forma intuitiva e sem metodologia. O futebol está cada vez mais competitivo e, portanto, exige uma busca constante de aprimoramento consciente.


*Irene Araújo Corrêa é psicóloga cognitivo-comportamental, pós-graduanda em Ciências do Esporte (Futebol e Futsal), coordenadora do Projeto Busca Talento- Futebol Brasil e diretora do Instituto TCR/SJRP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima