Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Razão e sensibilidade

Segunda Divisão

Ana Cláudia Andrade

A segundona cearense é fantástica. Nos dá a oportunidade de conhecer várias histórias interessantíssimas dentro do futebol.

Para quem está acostumado a ler sobre a vida de Ronaldo Fenômeno, sempre regada a muita polêmica e fofoca, ou a ficar por dentro das manias de David Beckham, ou aos tristes episódios de jogadores que choram e pedem para voltar aos times de origem, ou mesmo, trazendo para a esfera local, falar sobre briguinhas em vestiários por guerra de vaidade se impressiona ao ver, de perto, a luta de quem tenta aparecer em uma segunda divisão.

Para quem atua nessas equipes, a vida não tem nada de luxuosa. Os problemas desses jogadores, nem de perto parecem com os da primeira divisão. Enquanto esses que atuam na "elite do estadual" estão preocupados com roupas, marca de carro e dinheiro de premiação, mesmo não merecendo, porque sequer fazem o dever dentro de campo, os que estão lá brigam com unhas e dentes por um espaço, mesmo pequeno.

Há algum tempo, eles dependiam apenas da sorte, para que algum olheiro pudesse dar a eles a oportunidade de ter uma chance em um time grande. Hoje, a TV Diário transmite os jogos, o que facilita, e muito, a vida desses atletas. Muitos deles se destacaram na segundona e ganharam chance em clubes grandes. O exemplo mais recente é o do atacante Niel, que está no Fortaleza. Destacou-se no Maracanã e ganhou a chance de vestir a camisa tricolor.

Nesse ano, já estamos vendo muitos jovens valores começarem a trilhar o duro caminho de ser notado. É interessante assistir a uma partida dessas. A vontade e a garra com que eles buscam a bola são impressionantes. Entre uma partida da primeira divisão cearense e uma da segundona, notamos grandes diferenças. Enquanto na parte técnica a primeira ganha fácil, na empolgação e dinamismo a segunda domina. Basta perguntar ao torcedor. Correria do começo ao fim, vontade nas divididas e gols, muitos gols, até não poder mais.

Destaco também a possibilidade de reencontrar aqueles jogadores que um dia fizeram nome na primeirona e, hoje, são tratados como verdadeiros craques por aqueles que ainda têm um longo caminho a percorrer. Adoro isso.

Nessas poucas transmissões que fiz, encontrei muita gente bacana. Tanto fora quanto dentro de campo. Porque os técnicos também não ficam atrás. Sem uma oportunidade em um time grande, fazem história na segundona e não abrem mão dela. Josué, Danilo Augusto, Erasmo Nicácio, Daniel Frasson, enfim, muita gente que tem história para contar.

A segunda divisão está entregue em boas mãos. Mãos de pessoas que entendem de futebol e nos pés de atletas com histórias simples, diferentes, caminhos diversos, mas que não abrem mão de fazer o futebol autêntico, com garra, com graça e, principalmente, com amor, do jeito que o torcedor gosta.

Essa é minha homenagem a esses GUERREIROS que, apesar do pouco salário, condições certas vezes precárias, quando vestem o meião e calçam as chuteiras, não fazem distinção entre bom e ruim, caro e barato, bonito e feio. Querem apenas jogar futebol, porque não fazem só pelo dinheiro, fazem porque gostam e demonstram isso em campo.

Icasa, Uniclinic, Tiradentes, Trairiense, Tauá, Caucaia, Maracanã, São Benedito, Nova Russas, Arsenal e Aracati, meus sinceros parabéns pela garra e desde já fiquem sabendo, estou adorando cobrir a segundona. É que a força de vontade de vocês chega a ser contagiante.

Salve Segundona!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima