Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Contribuição da Copa do Mundo para as escolas de futebol
Exposição de mídia pode ser usada para explorar aspectos culturais e sociais em relação ao desenvolvimento da maneira global dos alunos
Augusto Moura de Oliveira

O evento que acontece neste ano tomará espaço de mídia considerável nos meios de comunicação e, mesmo quem não goste de futebol terá acesso a uma gama relevante de informações sobre os povos que terão vosso selecionado da modalidade em campo.

Serão 32 seleções apresentando suas vestimentas famosas em Copas do Mundo, estilos e sistemas táticos diferentes, comemorações inusitadas e muita disputa dentro das quatro linhas.

Diante disso, ouso citar que professores, treinadores e instrutores de futebol terão ótimas ferramentas para utilizar no sentido de transmitir maiores conhecimentos aos jovens futebolistas.

Observando desta forma, pode-se utilizar essa exposição de mídia para explorar aspectos culturais e sociais no tocante a contribuir com o desenvolvimento de maneira global dos alunos de uma escola de futebol.

Use a criatividade e elabore atividades e pesquisas sobre como funciona o processo de ensino-aprendizagem do futebol, quais as características culinárias desses países, qual o clima em que eles praticam futebol e inúmeros outros fatores que podem ser investigados, criados e recriados.

Todavia, será válido um plano de aula objetivando que cada aluno traga para o treino de futebol as informações que colheram sobre determinado país para discutir com os demais colegas e, principalmente, trocar conhecimentos salutares para a vida.

Atitudes como essas poderão lhe render excelentes resultados, mas tudo dependerá da forma como conduzirá este processo de intervenção. Afinal de contas, o conteúdo a ser repassado só terá valor e alto índice de assimilação se tiver relação com o esporte praticado por estes jovens.


*Augusto Moura de Oliveira, pós-graduado em futebol pela Universidade Federal de Viçosa/MG, é autor do livro ‘Escola de Futebol- dicas administrativas e pedagógicas para alcançar o sucesso’.

Além disso, é coordenador técnico das escolas de futebol do Águia Futebol/PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima