Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Política no futebol – Joseph Blatter e a tecnologia
A necessidade de medidas que resolvam ou atenuem os atuais problemas do futebol é urgente, para o bem de toda a indústria da modalidade

A importância da Fifa como organismo máximo da gestão e administração do futebol é determinante. No entanto, nas últimas décadas, o cargo de presidente da entidade, organismo com uma importância vital para a evolução do jogo e de toda a indústria agregada, tem servido apenas para passar uma mensagem de paz e de fair play em diversas conferências e palestras.

Totalmente alheio ou desinteressado à rápida evolução de uma série de problemas que têm crescido no futebol atual, entre os quais, graves problemas referentes à arbitragem, com influência direta na verdade desportiva, e fortes reflexos na economia e nas finanças dos envolvidos, Joseph Blatter prepara o terreno para uma nova reeleição ao cargo.

A um ano de terminar o atual mandato de quatro anos, o presidente da Fifa lança novos (velhos) temas para debate, em detrimento à elaboração e implementação de meios, normas ou regulamentos que resolvam problemas antigos e determinantes para uma evolução consolidada do jogo e dos seus intervenientes.

A política em propostas no ano da reeleição

Depois de se manifestar totalmente contra a implementação de meios tecnológicos no jogo, Blatter apontou para a possibilidade de estudar a inserção da tecnologia do vídeo (repetição dos lances) num futuro próximo. Segundo ele, o tema será discutido em março, na próxima reunião entre a Fifa e o International Board (único organismo no mundo que pode mudar as regras do jogo).

No entanto, se for feita qualquer alteração, ela nunca será posta em prática no próximo mundial. Na verdade, e em termos desportivos, podemos voltar a ver na Copa do Mundo da África do Sul um gol com a mão que pode decidir um jogo ou mesmo o campeonato. Contudo, nos últimos quatro anos, Blatter não teve tempo nem disponibilidade para discutir o tema com o International Board. Quantos acreditam realmente que alguma medida será tomada?

O futebol tem registrado uma tremenda evolução em vários níveis, abalando fortemente valores e certezas de décadas, trazendo a publico fraudes e esquemas que desacreditaram o jogo e afastaram os adeptos dos estádios. A necessidade de medidas que resolvam ou atenuem estes problemas é urgente, para o bem de toda a indústria do futebol.

Fonte: Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima