Em levantamento da Crowe Horwath RCS, indicador representa 28% da receita gerada pelo mercado nacional
Equipe Universidade do Futebol / Futebol Finance
A economia brasileira regista atualmente um dos maiores crescimentos anuais do planeta, fato que tem naturalmente reflexo no futebol e no aumento das receitas dos clubes, em particular nas receitas provenientes da televisão.
Segundo análise da consultora Crowe Horwath RCS, as receitas de TV representaram 28% da receita gerada pelo mercado brasileiro de clubes de futebol. Em 2008, a participação da TV sobre o total gerado pelo mercado foi de 23%, a mesma percentagem que em 2007.
As receitas de televisão apresentadas incluem todas as competições das quais os clubes participam, como os campeonatos cstaduais, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Copa Sul Americana e Copa do Brasil.
Em 2009, o Flamengo foi líder em termos de receitas de televisão gerando cerca de R$ 44,2 milhões (19 milhões de euros), valor este que já é superior às receitas de TV geradas por alguns clubes tops de ligas européias de média dimensão (por exemplo, a liga portuguesa).
O aumentos das receitas com TV no mercado brasileiro foi bastante significativo, graças ao novo contrato em vigor entre Série A e a Rede Globo para o período de 2009-2011. Este contrato, além das receitas de TV aberta e TV fechada, também inclui uma remuneração variável pelas vendas de Pay per View.
Nota: O Coritiba não disponibiliza a informação no seu balanço.
1 BRL = 0.427059 EUR 1 EUR = 2.34160 BRL
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima