Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, outubro 08, 2010

O que as fotos de redes sociais dizem sobre seus donos

Rafael Sbarai

Um dos maiores desvelos dos jovens é relativo à própria imagem. Na internet, essa preocupação fica evidente e elevada à enésima potência. Afinal, uma foto postada em uma rede social funciona como uma espécie de selo de identificação virtual. O avatar pode revelar algo sobre a personalidade de seu titular – no mínimo, o que ele gostaria de parecer.

O escritor, designer e, às vezes, comediante americano Doogie Horner, colaborador da revistaFast Company, levou a sério essa questão e decidiu estudá-la. Navegou por perfis de diversos sites de grande popularidade, tentando descobrir padrões reveladores a partir das imagens de identificação dos usuários. Suas conclusões não estão apoiadas em nenhum método científico, mas não deixam de ser curiosas, para dizer o mínimo.

Para construir suas hipóteses, Horner divide o retrato dos usuários em setores e atribui um valor a cada um deles. Assim, um corte de imagem que privilegia os olhos, revelaria um tipo cerebral – mas possivelmente acima do peso. Já a aplicação exagerada do zoom, indicaria uma personalidade intensa – ou quem sabe um homicida.  Segundo Horner, os dois recursos mais comuns aplicados às fotos – o corte e o zoom – são reveladores de traços de personalidade e também de atributos físicos. Eis as conclusões:

Recurso de zoom:
- fotos que destacam a área 1: personalidades introvertidas e solitárias, que podem esconder segredos obscuros
- fotos que destacam a área 2: pessoas com conhecimento mediano em várias áreas
- fotos que destacam a área 3: personalidades extrovertidas ou talvez um manipulador maquiavélico
- fotos que destacam a área 4: personalidades intensas, possivelmente um poeta ou assassino – ou ambos

Recurso de corte:
- fotos que destacama a área 1
: tipos cerebrais e atentos – e possivelmente acima do peso
- fotos que destacama a área 2: tímidos, brincalhões – e que podem ter o nariz torto
- fotos que destacama a área 3: extrovertidos, falantes – e talvez carecas
- fotos que destacama a área 4: pessoas cujo comportamento é promíscuo ou aqueles que carecem de inteligência

Você acha que as conclusões de Horner estão corretas?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima