Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, outubro 21, 2010

Obras do Estádio Presidente Vargas seguem em ritmo acelerado

PARECE QUE AGORA SAI!

Por André Zizou

Comissão de vereadores vai ao estádio Presidente Vargas (PV) para acompanhar o andamento das obras da reforma no local

Na manhã desta segunda-feira, 18 de outubro de 2010, uma comissão de vereadores liderada pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), foi ao estádio Presidente Vargas (PV) para verificar o andamento das obras no local. Dentre tantos presentes, além do vereador Iraguassú, estavam o parlamentar Leonel Alencar (PT do B), o secretário de esportes e lazer do município, Evaldo Lima e o engenheiro representante do consórcio responsável pela reforma, Océlio Valente.

visita vereadores 1Os presentes se reuniram em sala fechada com a imprensa, que acompanhou e opinou sobre o assunto em pauta. Uma das questões levantadas pelo vereador Iraguassú, foi a respeito das obras adentrarem em regime de 3º turno, ou seja, horário noturno, para que fosse cumprido o prazo para o fim das obras. Como a região onde está localizado o “PV” é de área residencial, isso poderia ser um impasse.

Segundo o engenheiro responsável pela reforma, Océlio Valente, cerca de 400 profissionais trabalham de forma acelerada em serviços como apicoamento; reforço da estrutura; instalações hidroelétricas e sanitárias; pavimentação e revestimentos internos e externos para finalizar a obra e entregá-la no prazo estipulado que seria dia 31 de Dezembro de 2010. Para o engenheiro, a parte mais importante das obras que foi exatamente a questão estrutural do estádio já foi concluída. Agora em fase de acabamento, estão em conclusão questões como a reforma das bilheterias; finalização das lajes; pavimentação interna e externa; rampas de acesso e as vigas de parte da arquibancada que está sendo estendida para cumprir exigência da CBF, que só admite partidas do campeonato brasileiro série “A” e copa do Brasil em estádios com capacidade mínima de 20.000 lugares. Antes da reforma o “PV” tinha capacidade para pouco mais de 18.000 expectadores, com a reforma, o estádio passa a ter capacidade de 20.268 torcedores.

cadeiras cobertas e gabines de rádiosAinda de acordo com o engenheiro, na área interna do estádio onde circulam caminhões e outros veículos pesados, está sendo colocado piso especial de espessura elevada para que possibilite o tráfego desses veículos sem que cause danos aos mesmos e nem à pavimentação por onde trafeguem. Outro ponto importante e este mais ainda aos profissionais de imprensa, é a reforma das cabines de imprensa. Agora, as cabines estão recebendo tratamento acústico e acesso através de elevadores.

No tocante aos profissionais que trabalham com a parte de alimentação dentro do estádio, serão priorizados aqueles que já realizavam suas atividades no estádio antes do início da reforma, contudo, aqueles profissionais que tiverem interesse em realizar esse tipo de atividade dentro do ‘PV’, deverão atender requisitos que serão dispostos pela prefeitura de Fortaleza posteriormente.

Para o vereador Leonel Alencar, mais importante do que o “PV” estar pronto em 31 de Dezembro é a obra ser concluída com qualidade. Segundo ele, o que mais importa, por mais que o Estádio Presidente Vargas seja entregue com atraso, é que ele esteja à disposição impecável e em perfeitas condições para o uso. O vereador ainda comentou que tem uma criança de 5 anos e espera que em 15 ou 20 anos ela esteja freqüentando o “PV” com segurança, sem que nesse período o estádio precise de novas reformas.

cronogramaAs reformas no estádio Presidente Vargas se estendem desde o início deste ano. Com um valor orçado em cerca de 38 milhões de reais e prazo inicial para conclusão das obras em 8 meses, a reforma que estava demorando parece estar chegando ao final. Para o secretário de esportes do município, Evaldo Lima, a população ficará bastante orgulhosa do novo estádio Presidente Vargas, pois o equipamento será dotado de tudo o que há de mais moderno no âmbito e estará pronto para receber a partida inicial do campeonato cearense de 2011 entre Fortaleza x Tiradentes no dia 12 de Janeiro de 2011.

O Autor: André Zizou - é estudante de Jornalismo na Estácio / FIC e estagiário do blog Contexto Esportivo.

Fonte: Blog Contexto Esportivo / http://contextoesportivo.blogspot.com

*   *   *

COMENTÁRIO: Vale o registro de que também estivemos entre os visitantes, reconhecidos que fomos como um dos representantes da APCDEC, bem como dando apoio ao autor da reportagem, André Zizou. Fizemos ainda questão de mencionar que não representávamos a diretoria da entidade, contudo inquirimos tanto o engenheiro-chefe como o secretário Evaldo Lima sobre questões que entendemos ser vitais para que a imprensa pudesse embasar sua opinião. (Benê Lima)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima