Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, outubro 02, 2010

Brasil representa a América Latina com primeiro centro de referência da Fifa na região

Hospital das Clínicas, em São Paulo, realizará projetos médicos e participará de todas as reuniões da entidade

Equipe Universidade do Futebol

Hospital das Clínicas SP Esta sexta-feira, dia 1° de outubro de 2010, foi histórica para a América Latina. Em especial, para o Brasil. Isso porque a partir de agora a região possui o reconhecimento oficial como um dos centros de referência da Fifa. O local é o Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Nesta manhã, o chefe do departamento médico da entidade, o professor Jiri Dvorak, esteve no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HC para entregar o certificado de acreditação.

Entre outras situações, o hospital poderá realizar projetos médicos e participar de todas as reuniões do órgão máximo do futebol. E alguns projetos já foram traçados, como o plano de dificultar a alteração de idade de atletas em competições esportivas.

“Estamos avaliando a idade biológica de atletas, por meio de ressonância magnética, para comparar com o que está escrito na certidão e nascimento”, afirmou Arnaldo Hernandez, chefe do Grupo de Medicina Esportiva do IOT. “Os resultados de um projeto piloto, feito com jogadoras de futebol, já estão sendo enviados à Fifa”, completou.

Os outros três estudos serão apresentados à equipe médica da Fifa na inauguração do centro: estudo radiológico da incidência da artrose do quadril em atletas de futebol profissional, estudo sobre o uso de plasma rico em plaquetas nas lesões musculares de jogadores profissionais e estudo epidemiológico das lesões de futsal.

Além da sede paulista, a Fifa conta com outros oito centros espalhados pelo mundo, em países como Alemanha, Suíça, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Noruega.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima