Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, outubro 21, 2010

Debate sobre tecnologia no futebol é reaberto pela IFAB, que impõe condições

Equipamento para auxílio à arbitragem será restrito à linha do gol e terá de definir lance em menos de 1s

Equipe Universidade do Futebol

O uso da tecnologia no futebol irá retornar à pauta da International Football Association Board (IFAB). A entidade reabriu a discussão e garante que serão estudados equipamentos para auxílio à arbitragem dos jogos oficiais. Entretanto, apenas para comprovar se a bola entrou no gol.

A atitude ainda é reflexo da pressão sofrida pelo órgão após o erro no jogo entre Inglaterra e Alemanha, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, em que um gol legítimo não foi assinalado.

O processo atual começou com o envio de 13 propostas de tecnologia para a linha do gol, recebidos pela Fifa na última semana. Técnicos especialistas farão testes e reduzirão o número de candidatos até o final do ano.

Equipamentos como Hawk-Eye, que é usado no tênis, e o microchip na bola, proposto pela empresa Cairos, estão entre os candidatos. Mas a International Board já anunciou quatro regras obrigatórias.

A tecnologia, por exemplo, só pode ser usada na linha do gol; o sistema tem que ser preciso; a indicação de se foi gol ou não tem que ocorrer em menos de 1s; e só pode haver comunicação ao árbitro.

Ainda está em teste o uso de dois árbitros na linha de fundo, que também terão seu uso decidido em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima