Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Direito e Política: Times do RJ vetam negociação de TV com C13

Times do RJ vetam negociação de TV com C13
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

Clube dos 13 XAnunciadas na tarde da última terça-feira, a licença e a iminente saída do Corinthians do quadro de filiado do Clube dos 13 começou a encontrar ecos. Após reunião realizada nesta quarta, os presidentes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco decidiram rechaçar a condução da entidade na negociação dos direitos de TV e partir para uma prospecção independente.

 

A postura dos times do Rio de Janeiro ratifica o racha político vivido pelo Clube dos 13, que tem como pano de fundo a discussão sobre os direitos de TV do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. Ao contrário do Corinthians, porém, as diretorias de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ainda não falaram em desfiliação.

 

O Clube dos 13 discute atualmente a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o próximo triênio. A entidade criou uma comissão específica para isso, e o grupo estabeleceu regras para a concorrência.

 

A principal missão dada à comissão foi relativizar as propostas financeiras das diferentes emissoras. Depois de decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Globo perdeu direito de preferência na disputa. Parceira do C13 desde 1987, quando começou a venda conjunta dos direitos, a emissora carioca terá de fazer proposta em envelope fechado, assim como Record e RedeTV!, os outros dois canais que demonstraram interesse até o momento.

 

Na próxima quinta-feira, os presidentes dos quatro clubes do Rio de Janeiro darão entrevista coletiva conjunta para falar sobre a insatisfação de todos com o modelo de negócio adotado pelo C13. Também explicarão os próximos passos dessas equipes.

 

O mais provável, contudo, é que a decisão sobre TV cause um movimento político e faça com que essas equipes acompanhem o Corinthians na criação de um novo fórum de discussão. A insurgência da equipe do Parque São Jorge tem apoio de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Confira a íntegra da nota emitida pelos quatro clubes do Rio de Janeiro:

 

“Os Presidentes do Botafogo de Futebol e Regatas, do Fluminense Football Club, do Clube de Regatas do Flamengo e do Club de Regatas Vasco da Gama reuniram-se em 22/02/2011 para discutir os aspectos relacionados á concorrência, encaminhada pelo Clube dos 13, com o propósito de aquisição de direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol profissional.

 

Como resultado, restou decidido que os clubes adotarão posição conjunta, diante da questão em causa, tendo como fundamento principal a defesa intransigente dos interesses do futebol do Rio de Janeiro e, ainda, a satisfação dos interesses maiores do futebol brasileiro em geral.

 

Foram, em consequência, fixadas, pelos quatro clubes, as seguintes preliminares:

 

- Não reconhecer como adequada a forma pela qual, até aqui, o Clube dos 13 conduziu, perante seus associados, o projeto para o novo contrato de transmissão;

 

- Os clubes, em consequência, manifestam-se desobrigados, diante do Clube dos 13, dispondo-se os mesmos a tratar, diretamente com as empresas interessadas, todos os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.

 

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2011.

 

Patrícia Amorim

Presidente do Clube de Regatas do Flamengo

 

Mauricio Assumpção

Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas

 

Peter Siemsen

Presidente do Fluminense Football Club

 

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira

Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama”

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima