Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Preparação física de Neymar possui foco em evitar lesões

Trabalho feito pelos preparadores físicos do Santos auxilia o craque contra as entradas adversárias.

Equipe Universidade do Futebol

Atuando como profissional desde seus 17 anos, Neymar percorre o caminho de maturação técnica e física de maneira precoce. Seu jogo se pauta por velocidade e dribles. Apesar de não possuir um porte físico dotado de uma abundante massa muscular, Neymar se mantém saudável e jogando.

Apesar de titular do Santos já a dois anos, titular da seleção principal e o principal nome da equipe nacional sub-20, Neymar ainda é um garoto, e possui o biotipo físico de um. Sua sequência de jogos, e a sequência de jogadas violentas das quais é alvo podem ser muito perigosas para sua integridade. Neste ponto há de se destacar o trabalho de preparação física dos profissionais do Santos.

Neymar ganhou quatro quilos de massa muscular ao redor de seu corpo desde a chegada aos profissionais. Distribuídos, estes músculos melhoram a resistência e a potência do atleta, permitindo que ele continue executando os seus movimentos com agilidade e rapidez.

Ainda, o percentual de gordura do jogador é de 6%, um dos mais baixos entre atletas de alto rendimento, mostrando que os 4kg obtidos foram de massa magra.

Outro importante meio para se evitar lesões vem da própria experiência em campo: com os marcadores cada vez mais atentos a seu jogo, Neymar começou a sofrer com marcações mais duras e firmes, e a sair delas devido ao seu talento. Com sua capacidade de se livrar de marcadores, as entradas diminuem, e assim o risco de lesões também decresce.

Para complementar a forma de seu sucesso, os preparadores físicos do Santos contam com o comprometimento de Neymar após os jogos.

“Existe uma equipe que dá uma base para os jogadores no Santos. Tem a fisioterapia, a fisiologia, a preparação física e a parte de nutrição do atleta. O Neymar é profissional. Nos dias após os jogos, ele é o primeiro a aparecer na fisioterapia para fazer alongamento, massagem, gelo, banheira. Ele sabe que apanha muito e como profissional se preocupa com o dia seguinte às partidas. É um jogador preocupado com a parte nutricional, com a suplementação. Faz tudo direitinho”, explicou o fisioterapeuta do Santos, Avelino Buongermino, em entrevista ao portal Globoesporte.com.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima