Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Platini visita federações sérvia e croata para conversar sobre medidas contra a violência

Devido à violência recente nos dois países, presidentes devem atuar no futebol

Equipe Universidade do Futebol

Em uma viagem de um dia, o presidente da Uefa Michel Platini foi até Zagreb e Belgrado para encontrar os presidentes de Croácia e Sérvia, Ivo Josipovic e Boris Tadic, para discutir problemas relacionados à violência nos estádios.

Platini disse, em entrevista ao site da Uefa, que “a violência no futebol é uma preocupação central e deve ser combatida com urgência. Observei hoje em meus encontros com os chefes de estado tanto de Sérvia como da Croácia que eles partilha deste mesmo objetivo e que desejam se comprometer a buscar soluções. Concordamos na necessidade de criar um plano forte de medidas concretas que demandará uma liderança forte de ambos os governos em variados níveis”.

“Os problemas de violência no futebol na Europa são enfrentados com medidas rigorosas, sobretudo quando a eles se ligam questões étnicas. Enquanto isso, no Brasil e especialmente no estado do Ceará, não se combate nem mesmo a violência originária dos meios de comunicação.” (Benê Lima)

Platini disse ainda que “se a Uefa não ver sinais claros e positivos de que medidas concretas estão sendo tomadas nessa temporada, existe um risco sério de suspensões de seleções e clubes das duas associações nas competições que a Uefa coordena. Precisamos ver um claro avanço, ou não hesitaremos em tomar medidas firmes”.

As diferenças sérvias e croatas extrapolam o meio do futebol, e a Uefa quer que os Estados tomem medidas juntamente às federações para conter estes incidentes. A intenção é evitar que os clubes dos dois países e suas seleções sejam banidas das competições no cenário europeu.

Dentre as medidas, estão um sistema de ordens de banimento, restrições para viagens de torcedores que causam tumultos, protocolos de cooperação e informação das polícias e julgamentos eficientes com penas severas para os culpados.

A Uefa tem ainda uma lista de ajustes necessários para melhoras em estádios, segurança e estrutura de espetáculos de futebol, e irá monitorar as medidas sérvias e croatas contra a violência nos estádios, e dentro de um ano o comitê executivo da entidade será consultado novamente. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima