Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Barcelona renova com Guardiola de olho em manutenção de padrão atual

Comandante da melhor equipe da atualidade, treinador estará à frente da equipe catalã para a temporada 2011/2012

Equipe Universidade do Futebol

Guardiola, renovado hasta el 2012

O Barcelona anunciou que seu atual comandante, o ex-jogador do clube Josep Guardiola, continuará no cargo para a próxima temporada.

Não existiu na história um treinador de tanto sucesso quanto Pep, como é conhecido, com o Barcelona em sua primeira temporada na função. Ídolo consagrado no clube enquanto atleta, ele faturou simplesmente todos os torneios que disputou - Liga Espanhola, Liga dos Campeões da Europa, Copa do Rei, Mundial de Clubes, Supercopa da Espanha e Supercopa Européia.
Além disso, o jovem treinador fez do estilo de jogo do Barcelona algo ainda mais bonito, plástico e ofensivo. Com o elenco estelar composto de craques como Messi, Xavi e Iniesta (não por coincidência os três candidatos a melhor jogador do mundo na temporada passada), Guardiola construiu a ideia consensual de que sua equipe é a melhor da atualidade.

Em duas temporadas, oito dos 10 títulos que o gigante catalão disputou vieram para sua galeria de troféus. Ainda, uma das mais recentes conquistas não simbolizou um campeonato, mas uma aula de futebol sobre o histórico rival Real Madrid.

Duelo de gigantes

Com a contratação do único treinador que frustrara Guardiola no cenário europeu, José Mourinho – ao eliminar a equipe da última Liga dos Campeões nas semifinais, e posteriormente conquistando o torneio com a Inter de Milão –, o clube da capital espanhola buscava dar uma resposta à sua torcida frente ao sucesso do adversário. Porém, no primeiro encontro das duas equipes, o Barcelona venceu categoricamente por 5 a 0, esbanjando futebol envolvente, no melhor estilo de Pep Guardiola.

Para se manter no topo, os catalães já se movimentaram e renovaram o vínculo com o treinador por mais uma temporada, agora até o meio de 2012.
O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol e está invicto há 20 jogos, sendo sua última derrota na segunda rodada do torneio, frente ao Hercules, no dia 11 de setembro de 2010. Nas últimas 16 partidas, só acumulou vitórias.
Na Copa do Rei, o clube já está na final, e disputará o título contra o Real Madrid. Pela Liga dos Campeões, a equipe catalã enfrenta o Arsenal pelas oitavas de final na próxima quarta-feira. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima